PATRIMÔNIO CULTURAL

 

Bens Tombados - Cine Teatro Central

 

central.jpg (14070 bytes)A Companhia Central de Diversões, fundada em 1927, tinha como um dos seus objetivos a construção de um grande teatro, em substituição ao Teatro Politheama , dando início à mesma em 1928 com inauguração datando de 1929.

Em 1994, o Cine Teatro Central foi incorporado ao patrimônio da Universidade Federal de Juiz de Fora que concedeu à Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage sua administração.


Edifício de indiscutível beleza para a cidade, o Teatro Central constitui um imponente exemplar eclético datado do final da década de 20. Está localizado estratégicamente no coração da cidade, no centro da Halfeld, uma de suas principais ruas. Pode ser considerado como o "painel de fundo" do largo onde está implantado, estando procedido por edifícios que funcionam como "cartão de visitas", ampliando a perspectiva de tal espaço e despertando o olhar dos passantes, convidando-os para apreciar a vista do teatro.

 

central3.jpg (3335 bytes)A construção do edifício, feita pela Companhia Pantaleone Arcuri, seguiu o projeto do arquiteto Rafael Arcuri, tornando-se a primeira obra de concreto armado da cidade. A concepção da estrutura metálica utilizada permite que o amplo vão se sustente sem presença de pilares o que o tornou, aliado à exuberante decoração do forro e das paredes laterais, um objeto estético trabalhado pelos pincéis do artista italiano Angelo Biggi.

 

A fachada frontal apresenta-se, no térreo, vazada por cinco portas por onde se tem acesso ao interior do edifício. Cada uma dessas portas é encimada por bandeiras retangulares vedadas por basculantes de ferro e vidro e emolduradas por faixas salientes de massa. Entre os vãos e as bandeiras aparece marquise de concreto em balanço, que circunda todas as fachadas do edifício.

 

A parte superior encontra-se dividido em três painéis, delimitados por robustas pilastras ornadas por apliques de estuque e arrematadas por "cabeças" perfiladas. Os painéis laterais são vazados por janelas de peitoril com vergas retilíneas no primeiro pavimento e arqueadas no pavimento seguinte, sendo os caixilhos retangulares de madeira com vidros coloridos. Esta últimas possuem peitoris ornados por guirlandas de estuque. O painel central é dividido por pilastras salientes em três tramos, ornamentadas por espécies de medalhões, no lugar capitel. Cada um desses tramos é vazado, primeiro pavimento , por janelas de peitoril - alongadas verticalmente e com vergas retas e, no segundo pavimento por janelas mais baixas, com peitoris recuados e ressalto central ornado por argolas de estuque. As janelas são de madeira e vidros coloridos.

A empena da cobertura é marcada por volume projetado onde o patamar é protegido por mureta com balaustre, semelhante ao da escada. Aquele dá acesso a um vão arqueado contendo duas portas geminadas que permitem chegar telhado.

Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2