Este é o conteúdo da tag Layout P

| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Secretaria de Assistência Social - SAS
FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE

Capacitação Cotidiana


Na vertente formativa, o Departamento de Formação e Educação Permanente (DFEP) trabalha com o planejamento e execução de capacitações para preencher as necessidades da SAS e de seus diversos segmentos, sempre com a troca de vivências e construção de novas pontes de saber para potencializar e fortalecer a atuação dos profissionais.

A proposta da formação é trazer o conteúdo explicitado na circulação do conhecimento científico na construção do saber cotidiano na formação dos profissionais de forma objetiva, interdisciplinar, intersetorial, descentralizada e participativa. Esse trabalho se deu na medida em que convocou profissionais de todas as áreas da Secretaria para falar sobre suas práxis, vivências e saberes, fazendo o conhecimento circular e ofertando um processo de capacitação acolhedor e funcional.

Assim, as práticas de trabalho instituídas estão sempre abertas à reflexão e em consonância com as questões que surgem no fazer cotidiano, que convocam à criação de novas possibilidades de atuação.

Uma das ações de caráter permanente são os Ciclos de Formação dos Novos Servidores da Rede SUAS, que visam contribuir com a formação de servidores recém-chegados à SAS.

A primeira edição ocorreu em 2019 e foi estruturada de modo a dar boas-vindas, apresentar o funcionamento da Rede e da Secretaria de Assistêcia Social como um todo, e promover espaços de sensibilização, ensino e discussão, numa concepção interdisciplinar e participativa, em torno de temas afins à Assistência Social.

A segunda edição, portanto, devido a Pandemia da Covid-19 e às recomendações de distanciamento social e isolamento domiciliar, teve de adequar a capacitação para as novas medidas de biossegurança. Assim, o Cicdlo de Formação adotou as plataformas de armazenamento digital como instrumento de acesso ao material produzido pelo DFEP em parceria com os demais setores da SAS.

Na plataforma digital, O Circulador abriga uma segunda pasta chamada 2º Ciclo de Formação da Rede SUAS: Propostas para dialogar, que consiste no curso de capacitação propriamente dito. Neste curso é possível encontrar temas imprescindíveis para a formação do profissional da Rede SUAS que visam identificar e localizar o trabalhador da Assistência Social e seu papel na Rede, especificar os serviços, programas e equipamentos sociais e qual é o público a quem são destinados.
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2