PJF amplia o horário de atendimento em 38 UBS’s do município
Mais uma grande novidade para a saúde do município. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ampliou, a partir desta segunda-feira, 26, os horários de atendimento em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que agora passam a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem interrupção para o almoço, e aos sábados das 7h às 12h. Além dessas, outras quatro UBS’s também passam a funcionar ininterruptamente, sem pausa para o almoço, de segunda a sexta, das 7h às 17h. Confira as unidades abaixo.
A prefeita, Margarida Salomão, comemorou o horário estendido para o atendimento à população. "Hoje estamos praticando um grande salto de qualidade com extensão do horário de funcionamentro de 38 UBS's. Temos o compromisso de liberar mais 90 equipes da Saúde da Família. Nós, nesse momento, incluímos no nosso efetivo, novos profissionais, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem. Isso vai nos permitir oferecer à população essa ampliação do horário. É um salto em termos de capacidade de acesso da população à saúde, um compromisso que nós consideramos prioritário e que estamos, nesse momento, implementando".
"É um motivo de muita satisfação estar presente nesse momento e integrar todo o grupo de apoio no que diz respeito ao significativo aumento do número de equipes, e também no número de cobertura das áreas que hoje ainda estavam descobertas. E isso é só o começo. A ideia é fazermos com que o alcance dessa medida chegue a 100% da população de Juiz de Fora", destacou o subsecretário de Atenção à Saúde, Alfeu Gomes de Oliveira Júnior.
Assista ao vídeo da prefeita, Margarida Salomão
"Quem faz acolhimento das pessoas aflitas com as suas situações de saúde e de vida são os profissionais que estão na ponta. Quero dizer sobre a minha convicção de que a Estratégia de Saúde da Família é uma política pública fundamental. O atendimento na ponta, o atendimento das pessoas nas suas necessidades cotidianas. Quem na verdade conhece os problemas é quem os vive, e certamente na comunidade você tem uma condição muito superior de garantir que o sistema funcione bem. A minha expectativa é que nós tenhamos ainda um número maior de trabalhadoras e de trabalhadores para que nós possamos, de fato, cumprir com aquilo que nós entendemos como absolutamente fundamental", ressaltou Margarida Salomão.
Conforme o secretário de Saúde, Ivan Chebli, "é um grande passo para a reestruturação da atenção básica no município de Juiz de Fora. Essas 67 equipes se somam às mais de 110 equipes que nós já temos, possibilitando a ampliação da cobertura da Estratégia Saúde da Família e a redução da população vinculada a cada uma dessas equipes, tornando o trabalho das equipes muito mais racional e mais efetivo, o que permite um acesso mais qualificado, mais rápido da população às ações e serviços de atenção primária à saúde”.
“A Secretaria de Saúde vai, no próximo passo, ampliar ainda mais a estratégia de Saúde da Família para as unidades básicas de saúde que ainda não contam com o programa, mas com atendimento tradicional. Para isso, nós estamos realizando um concurso de agentes comunitários de saúde depois de mais de dez anos para permitirmos que toda a população de Juiz de Fora, em especial a população que mora na periferia e em regiões mais vulneráveis, tenha acesso às ações e serviços ofertadas por essa estratégia", afirmou Ivan.
34 UBS’s com funcionamento estendido de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h:
Alto Grajaú
Bairro Industrial
Bandeirantes
Cidade do Sol
Filgueiras
Furtado de Menezes
Granjas Bethânia
Jardim Esperança
Jardim Natal
Jóquei Clube I
Jóquei Clube II
Linhares
Marumbi
Milho Branco
Monte Castelo
Nossa Senhora Aparecida
Nova Era
Progresso
Retiro
Santa Cecília
Santa Cruz
Santa Efigênia
Santa Luzia
Santa Rita
Santo Antônio
Santos Dumont
São Benedito
São Judas Tadeu
São Pedro
São Sebastião
Teixeiras
Vale Verde
Vila Esperança
Vila Ideal
4 UBS’s com atendimento ininterrupto, de segunda a sexta, das 7h às 17h: