| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 26/2/2024 - 14:07

PJF amplia o horário de atendimento em 38 UBS’s do município

Portal de Notícias PJF | PJF amplia o horário de atendimento em 38 UBS’s do município | SS - 26/2/2024
Mais uma grande novidade para a saúde do município. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ampliou, a partir desta segunda-feira, 26, os horários de atendimento em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que agora passam a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem interrupção para o almoço, e aos sábados das 7h às 12h. Além dessas, outras quatro UBS’s também passam a funcionar ininterruptamente, sem pausa para o almoço, de segunda a sexta, das 7h às 17h. Confira as unidades abaixo.

Essa ampliação foi possível graças à contratação de 201 novos servidores da Estratégia Saúde da Família, que compõem  67 novas equipes do programa. A cidade ainda receberá outras equipes, conforme anunciado conjuntamente com o Ministério da Saúde (MS).

A prefeita, Margarida Salomão, comemorou o horário estendido para o atendimento à população. "Hoje estamos praticando um grande salto de qualidade com extensão do horário de funcionamentro de 38 UBS's. Temos o compromisso de liberar mais 90 equipes da Saúde da Família. Nós, nesse momento, incluímos no nosso efetivo, novos profissionais, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem. Isso vai nos permitir oferecer à população essa ampliação do horário. É um salto em termos de capacidade de acesso da população à saúde, um compromisso que nós consideramos prioritário e que estamos, nesse momento, implementando".

"É um motivo de muita satisfação estar presente nesse momento e integrar todo o grupo de apoio no que diz respeito ao significativo aumento do número de equipes, e também no número de cobertura das áreas que hoje ainda estavam descobertas. E isso é só o começo. A ideia é fazermos com que o alcance dessa medida chegue a 100% da população de Juiz de Fora", destacou o subsecretário de Atenção à Saúde, Alfeu Gomes de Oliveira Júnior.

Assista ao vídeo da prefeita, Margarida Salomão

"Quem faz acolhimento das pessoas aflitas com as suas situações de saúde e de vida são os profissionais que estão na ponta. Quero dizer sobre a minha convicção de que a Estratégia de Saúde da Família é uma política pública fundamental. O atendimento na ponta, o atendimento das pessoas nas suas necessidades cotidianas. Quem na verdade conhece os problemas é quem os vive, e certamente na comunidade você tem uma condição muito superior de garantir que o sistema funcione bem. A minha expectativa é que nós tenhamos ainda um número maior de trabalhadoras e de trabalhadores para que nós possamos, de fato, cumprir com aquilo que nós entendemos como absolutamente fundamental", ressaltou Margarida Salomão.

Conforme o secretário de Saúde, Ivan Chebli, "é um grande passo para a reestruturação da atenção básica no município de Juiz de Fora. Essas 67 equipes se somam às mais de 110 equipes que nós já temos, possibilitando a ampliação da cobertura da Estratégia Saúde da Família e a redução da população vinculada a cada uma dessas equipes, tornando o trabalho das equipes muito mais racional e mais efetivo, o que permite um acesso mais qualificado, mais rápido da população às ações e serviços de atenção primária à saúde”.

“A Secretaria de Saúde vai, no próximo passo, ampliar ainda mais a estratégia de Saúde da Família para as unidades básicas de saúde que ainda não contam com o programa, mas com atendimento tradicional. Para isso, nós estamos realizando um concurso de agentes comunitários de saúde depois de mais de dez anos para permitirmos que toda a população de Juiz de Fora, em especial a população que mora na periferia e em regiões mais vulneráveis, tenha acesso às ações e serviços ofertadas por essa estratégia", afirmou Ivan.

34 UBS’s com funcionamento estendido de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h:

Alto Grajaú

Vale Verde

Vila Esperança

Vila Ideal

4 UBS’s com atendimento ininterrupto, de segunda a sexta, das 7h às 17h:

Barreira do Triunfo

Jardim da Lua

Parque Guarani

Vila Olavo Costa

12/4/2024 - PREFEITURA
Nota sobre o Hospital Regional