| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 23/2/2024 - 16:16

Prefeita recepciona 67 novas equipes do Programa Saúde da Família

Portal de Notícias PJF | Prefeita recepciona 67 novas equipes do Programa Saúde da Família | PREFEITA - 23/2/2024
Nesta sexta-feira, 23, a prefeita Margarida Salomão recepcionou nos turnos da manhã e da tarde, no Auditório do Centro de Vigilância em Saúde, os 201 novos servidores da Estratégia Saúde da Família. São 67 novas equipes do programa que integrarão as Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir da próxima segunda-feira, 26.

"Quem faz acolhimento das pessoas aflitas com as suas situações de saúde e de vida são os profissionais que estão na ponta. Quero dizer sobre a minha convicção de que a Estratégia de Saúde da Família é uma política pública fundamental. O atendimento na ponta, o atendimento das pessoas nas suas necessidades cotidianas. Quem na verdade conhece os problemas é quem os vive, e certamente na comunidade você tem uma condição muito superior de garantir que o sistema funcione bem. A minha expectativa é que nós tenhamos ainda um número maior de trabalhadoras e de trabalhadores para que nós possamos, de fato, cumprir com aquilo que nós entendemos como absolutamente fundamental", ressaltou Margarida Salomão.

Conforme o secretário de Saúde, Ivan Chebli, "é um grande passo para a reestruturação da atenção básica no município de Juiz de Fora. Essas 67 equipes se somam às mais de 110 equipes que nós já temos, possibilitando a ampliação da cobertura da Estratégia Saúde da Família e a redução da população vinculada a cada uma dessas equipes, tornando o trabalho das equipes muito mais racional e mais efetivo, o que permite um acesso mais qualificado, mais rápido da população às ações e serviços de atenção primária à saúde”.

“A Secretaria de Saúde vai, no próximo passo, ampliar ainda mais a estratégia de Saúde da Família para as unidades básicas de saúde que ainda não contam com o programa, mas com atendimento tradicional. Para isso, nós estamos realizando um concurso de agentes comunitários de saúde depois de mais de dez anos para permitirmos que toda a população de Juiz de Fora, em especial a população que mora na periferia e em regiões mais vulneráveis, tenha acesso às ações e serviços ofertadas por essa estratégia", afirmou Ivan.

O secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas, apontou que espera que os novos servidores “se encantem com a Saúde Pública e a Saúde Básica. Nós somos testemunhas. A gente viu o Sistema Único de Saúde nascer e muitos funcionários construíram e deixaram esse grande legado que é a saúde pública de Juiz de Fora. Desejo aos novos servidores que sejam bem-vindos à saúde pública e bem-vindos à Prefeitura Municipal".

Durante toda a semana, os profissionais receberam o curso introdutório com as principais informações sobre a rotina de trabalho, funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), particularidades da Atenção Primária à Saúde em Juiz de Fora, programação, indicadores e sistemas de acesso à informação dentro do SUS.

"É uma enorme satisfação concluirmos hoje essa semana de acolhimento a todas as equipes que, a partir de segunda-feira, começam a integrar o nosso seleto time de Atenção Primária à Saúde de Juiz de Fora. Agradeço especialmente à prefeita que possibilitou que toda essa capacitação pudesse ser realizada com o intuito de fazer com que vocês sejam muito bem-vindos", destacou o subsecretário de Atenção à Saúde, Alfeu Gomes, dirigindo-se aos novos servidores.

12/4/2024 - PREFEITURA
Nota sobre o Hospital Regional
12/4/2024 - PROCON
Agentes do Procon participam de capacitação de Fiscalização de Transporte Rodoviário