NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 29/1/2024 - 10:52

Inscrições para o CPC são prorrogadas até a próxima sexta-feira, 2

Portal de Notícias PJF | Inscrições para o CPC são prorrogadas até a próxima sexta-feira, 2 | SEDH - 29/1/2024

As inscrições dos Cursos Populares para Concursos (CPC) para turmas gratuitas voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e outros preparatórios, foram prorrogadas até a esta sexta-feira, 2. Os interessados podem se inscrever pelo formulário ou presencialmente na Rua Marechal Deodoro, 230 - 3° andar, das 8h às 17h.

As turmas disponíveis contemplam aulas para ingresso no ensino médio e superior, por meio das turmas preparatórias para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o Instituto Federal IF Sudeste. Além disso, oferece preparação para concursos públicos e provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens Adultos (Encceja), além de cursos livres de inglês e espanhol.

Neste ano, serão oferecidas vagas nos cursos para Enem (presencial e online); Pism I (presencial); Pism II (presencial); Pism III (presencial); Instituto Federal (presencial); Encceja (presencial); Preparatório Geral para Concursos (presencial); Espanhol (presencial e online) e Inglês (presencial e online).

De acordo com a gerente do CPC, Flávia Beghini, a ideia é ampliar as vagas oferecidas para o Pism I, Encceja e preparatório devido a alta procura para essas modalidades. Além das aulas presenciais na sede do CPC, a PJF oferece turmas em outros 4 polos nos bairros São Pedro, Teixeira, Benfica e Linhares.

O público-alvo são jovens e adultos de baixa renda inscritos no CadÚnico, com dados atualizados. Havendo mais inscritos do que vagas serão utilizados os seguintes critérios:

I - pessoas com renda familiar per capta igual ou inferior a R$ 218,00 mensais;
II - pessoas com renda familiar per capta de R$ 218,01 até meio salário-mínimo mensais;
III - pessoas beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC.

Após o período de inscrições, os estudantes que atenderem aos critérios previamente definidos serão selecionados, e posteriormente a lista será divulgada com a classificação, assim como o período de matrícula. As vagas remanescentes serão atribuídas aos candidatos seguindo uma ordem de classificação baseada na cronologia de suas inscrições, considerando a data e o horário em que estas foram efetivadas.

Sobre o CPC

Os Cursos Populares para Concursos (CPC) são uma iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), sob a coordenação do Departamento de Formação e Educação Permanente em Direitos Humanos (DFEPDH). Seu objetivo é promover propostas educacionais de forma gratuita e cidadã. Os cursinhos populares visam a aumentar a educação no município, sobretudo para quem não conseguiu concluir os estudos, ampliando suas possibilidades no mercado de trabalho.

Outras informações:

3690-8320/3690-8503

e-mail: cpcsedh@gmail.com

11/5/2024 - SG
10/5/2024 - PREFEITA
Prefeitura instala vigas metálicas no Viaduto Roza Cabinda
10/5/2024 - SAS
Centro de Convivência São Benedito trabalha fortalecimento de vínculos no núcleo familiar e na comunidade
10/5/2024 - SE
Crianças da E. M. Maria Catarina Barbosa visitam a Transitolândia no 2º BPM
10/5/2024 - SE
Secretária de Educação inicia ciclo de visitas a creches parceiras do município