| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 4/1/2024 - 15:37



Programa Boniteza promoveu diversas intervenções urbanas, artísticas e de lazer em 2023



Portal de Notícias PJF | Programa Boniteza promoveu diversas intervenções urbanas, artísticas e de lazer em 2023 | SG - 4/1/2024
Com objetivo de incentivar o uso de espaços públicos, o Programa Boniteza da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu ações envolvendo intervenções artísticas e de lazer na cidade no ano de 2023. Dentre os projetos realizados, estão a exposição “CAUR - Caminhos das Artes Urbanas”; o “É Nóis na Praça”; o “Acupuntura Urbana - Arte na Ponte”; o “Boniteza em Cores”; o “Colorindo o Habitar” - maior macro mural do Brasil, no Esplanada; além de eventos como “Rua de Brincar”, “Praça Quente Pra Toda Gente” e “Nós no Bairro”. 
 
O Programa Boniteza é coordenado pela Secretaria de Governo (SG), que conta com o Departamento de Intervenções Urbanas. Para a secretária de governo, Cidinha Louzada, incentivar o uso dos espaços públicos é uma forma de garantir o direito à cidade. “Quando pensamos em uma Juiz de Fora para todos e todas, um dos primeiros passos é que todos enxerguem a cidade como um local de convivência, de cultura e de lazer. Por isso, trabalhamos em diversos projetos com essa perspectiva”, explica.
 

Eventos 
 
O “Rua de Brincar”, que visa estimular a prática de atividades ao ar livre, foi inaugurado em nove bairros em 2023: Parque das Águas, JK, Benfica, Viaduto Hélio Fádel, Miguel Marinho, Poço Rico, Esplanada e Bandeirantes. Além desses, um destaque para a primeira Rua de Brincar inaugurada na zona rural, em Valadares. O projeto contou, ainda, com três edições especiais e com 14 edições que levaram brincadeiras e atividades para bairros já contemplados pelo Rua de Brincar. Já o “Praça Quente pra Toda Gente”, iniciativa que estimula a ocupação das praças públicas, foi inaugurada nos bairros Vila Ideal e Santa Cruz. 
 
Em 2023, o “Nós no Bairro”, parceria da PJF com a TV Integração, promoveu quatro eventos. O objetivo é levar serviços e diversão à população nos bairros. As ações foram realizadas no Parque Municipal e nos bairros Grama, Santa Cruz e São Benedito. Nos eventos, foram realizadas atividades como oficinas; apresentações artísticas; brinquedos infláveis; jogos; vacinação antirrábica; e atualização do cartão de vacina.
 
No mês de abril ocorreu o lançamento da exposição  “CAUR - Caminhos das Artes Urbanas”, na qual foram exibidas fotografias das intervenções artísticas realizadas em 52 abrigos de pontos de ônibus de Juiz de Fora. A intervenção foi viabilizada por emenda parlamentar do vereador Cido Reis. As artes, inspiradas no meio ambiente, foram feitas por quatro coletivos de artistas locais: "Alcateia Urbana", "Caminho Estúdio Criativo", "Graffiteiras da Mata" e "Underground Graffiti Crew". Já as imagens expostas são dos fotógrafos Fernando Itaborahy e Weslla Nascimento. No site do projeto, as imagens da exposição estão disponíveis para visualização. 
 

Colorindo o Habitar 
 
No dia 7 de outubro foi inaugurado o maior macromural do Brasil, no bairro Esplanada. A pintura faz parte de uma das etapas do projeto “Colorindo o Habitar”, iniciativa sociocultural coordenada pela Secretaria de Governo (SG).  O objetivo é reafirmar a identidade dos moradores, impulsionar a economia e o turismo locais, além de assegurar o direito à cidade. 
 
O projeto conta com intensa participação popular, com dinâmicas, oficinas e tomadas de decisão em conjunto. A principal intervenção do “Colorindo o Habitar” é a revitalização do escadão, único acesso para a maioria dos moradores do Esplanada. Está sendo feita a reconstrução de acesso às casas, a reforma dos degraus e a troca de manilhas, além de melhorias no saneamento básico. 
 
A pintura do macromural foi coordenada pelo artista Stain. Além disso, oito painéis artísticos ao longo do escadão foram pintados pelos artistas Nathália Medina, Cadu, Aneg, Pekena Lumen, CND e Dorin. 
 

Arte urbana
 
Ao longo de 2023, o projeto “É Nóis na Praça” concluiu intervenções artísticas na Praça Manoel Nunes, no bairro Santa Cruz e na Praça de Esportes e Lazer Arnaldo Roldão, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças. Ao todo, 23 praças da cidade serão contempladas pelo projeto, que contou com emenda parlamentar do vereador Nilton Militão. As intervenções serão realizadas por três coletivos de artistas: Guará, Underground Crew e Jaguar. 
 
A PJF lançou o edital “Acupuntura Urbana - Arte na Ponte”, iniciativa que levará arte para a Ponte Leopoldina, local de alto fluxo de pedestres e única ponte da cidade que homenageia uma figura feminina. A arte vai se estender pelo caminho até a Casa da Mulher, importante equipamento público voltado para o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. O edital foi viabilizado com recurso de emenda parlamentar da vereadora Laiz Perrut. A artista vencedora do edital, Gabi Lemos, realizará as intervenções na ponte. Já no caminho até a Casa da Mulher, as mulheres que participam da oficina de arteterapia da instituição auxiliarão na pintura. 
 
Em dezembro, foram lançados outros três editais do Acupuntura Urbana  para promover intervenções artísticas em espaços da cidade. A iniciativa é apoiada pelas vereadoras Cida Oliveira, Laiz Perrut e Tallia Sobral, que destinaram recursos para a arte, respectivamente, em escadões, faixas de pedestres e caminhos que levam às escolas.
 
O “Boniteza em Cores”, edital lançado pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav),  credenciou artistas locais para execução de murais e grafites em espaços públicos. Foram quatro projetos de intervenções artísticas durante o ano de 2023: no Aquabox – Alma Lavada, equipamento público dedicado à higiene pessoal e à dignidade humana, situado embaixo do viaduto Augusto Franco; na Empena do prédio da Prefeitura de Juiz de Fora; nos postes da Rua São João; e no muro lateral da UBS São Benedito, inaugurada em dezembro. 
 

Programa Boniteza
 
Coordenado pela Secretaria de Governo (SG), o Programa Boniteza é uma ação integrada entre Secretaria de Assistência Social (SAS); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Comunicação Social (Secom); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb);  Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); Juiz de Fora Previdência (JFPrev); Secretaria de Educação (SE); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro); Secretaria da Fazenda (SF); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur); Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop); Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Saúde (SS); Secretaria de Turismo (Setur); e Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA).



 IMPRIMIR 
21/5/2024 - SE
SE apresenta aos conselheiros do CMDPD ações de Educação Inclusiva desenvolvidas na rede municipal
21/5/2024 - SEAPA
PJF realiza sessão pública de entrega de envelopes do Edital das Feiras Noturnas
21/5/2024 - SE
“Vem pra Roda: no ritmo do brincar” é tema da Semana Municipal do Brincar deste ano
21/5/2024 - PREFEITURA
Prefeitura divulga lista dos homenageados da Comenda Henrique Halfeld 2024
21/5/2024 - FUNALFA
Mostra da Diversidade Cultural leva atividades culturais a diversos territórios de Juiz de Fora
21/5/2024 - SMU
Avenida Pedro Henrique Krambeck e Rua Professora Adelaide Bergo têm alterações de trânsito
21/5/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para estoquista e outras oportunidades
21/5/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para novas turmas nas oficinas para servidores
21/5/2024 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar promove segunda edição do "Pôpula Gente!"
21/5/2024 - FUNALFA
Biblioteca Municipal: oficina gratuita de desenho e contação de histórias acontecem nesta quinta, 23
21/5/2024 - SAS
“Rede na Praça” oferece serviços variados na praça do bairro Vitorino Braga
21/5/2024 - SEAPA
Prefeitura abre inscrições para Programa de Apoio ao APL do Queijo Minas do Caminho Novo
21/5/2024 - SE
Refeitório da E. M. Santa Cecília ganha grafite produzido por estudantes do 6º ano
21/5/2024 - SAS
Dia Nacional da adoção é celebrado com caminhada para dar visibilidade à causa
20/5/2024 - SF
PJF divulga lista dos vencedores do sorteio da Nota Fiscal Premiada do Dia das Mães
20/5/2024 - SEDIC
Reabertura da exposição “Costurando Vidas” celebra o Dia da Costureira em Juiz de Fora
20/5/2024 - SEDIC
Sala do Empreendedor realiza mutirão de serviços da “Semana do MEI” em Juiz de Fora
20/5/2024 - SETUR
Visita ao Colégio Santa Catarina encerra edição especial do projeto “Caminhando pela História”
20/5/2024 - SE
Secretária de Educação participa de cerimônia de premiação da OBMEP Mirim na UFJF
20/5/2024 - SESUC
Festa para a comunidade marca o lançamento do Nossa Escola no Santa Efigênia
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2