NOTÍCIAS: SEDIC
JUIZ DE FORA - 13/12/2023 - 17:22

Portal de Notícias PJF | Mutirão de empregos encaminha alunos dos cursos do “Qualifica JF” para o mercado de trabalho | SEDIC - 13/12/2023

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e empresas apoiadoras locais, promoveram, nesta quarta-feira, 13, um mutirão de empregos para encaminhamento dos alunos que estão concluindo os cursos de Assistente Administrativo, Almoxarife e Operador de Computador, do projeto “Qualifica JF”.

Ao todo, 65 alunos participaram da ação, que contou com a presença de representantes do Bahamas, Talent Hunter Consultoria, Yuk’s Moda Infantil e Multiseg Uniformes. Durante a semana, os alunos participaram de uma oficina de currículos oferecida pelo Senai, além de aula técnica para inserção no mercado de trabalho. Já no mutirão, eles tiveram a oportunidade de conhecer as empresas e conversar com os responsáveis pelos processos de recrutamento e seleção.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade em exercício, Francisco Campolina, parabenizou os alunos pela conclusão dos cursos e destacou a importância do conhecimento para a vida e carreira. “Hoje é um dia de felicidade para todos nós. A Prefeitura e o Senai proporcionaram a vocês algo que ninguém pode tirar. O conhecimento que vocês adquiriram vão levar por toda a vida, para usarem na profissão que escolherem seguir. Hoje é o primeiro passo, e o currículo entregue vai abrir as portas para alguns. Mas, dia a dia, vocês terão as portas abertas e terão o mundo pela frente.”

Representando a Secretaria de Assistência Social (SAS) da PJF, a supervisora de Apoio Técnico em Gestão do Trabalho e Avaliação dos Indicadores dos Serviços, Sabrina Rodrigues, do Departamento de Avaliação e Gestão da Informação, também parabenizou os presentes pela conquista e apresentou os diversos serviços da SAS voltados à população. “Ver tantos jovens terminando os cursos, com a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho, é uma grande satisfação”, destacou.

A assessora da Secretaria Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Adriana Freitas, falou aos alunos dos projetos de intermediação para o mercado de trabalho da Sedic. “Vocês venceram os desafios e abriram mão de outras oportunidades para estarem aqui hoje. Por isso, já estão um passo à frente, terminando o curso em uma instituição reconhecida.”

O supervisor técnico do Senai, Albert Figueiredo, chamou a atenção para a importância da parceria entre o poder público e as empresas. “Estamos, hoje, fechando um ciclo. O Senai com oportunidades de cursos gratuitos. A Prefeitura com interlocução com órgãos de trabalho social, buscando as pessoas certas para as vagas corretas. Assim, geramos contribuição para o desenvolvimento da cidade. Formando mão de obra na cidade, para a cidade.”

Sócia-proprietária da empresa Multiseg, Natália Ferreira, participou da ação com duas oportunidades para contratação imediata. “A maior dificuldade das empresas, hoje, é a mão de obra. Isso vocês têm a oferecer”. “As empresas precisam de funcionários todos os dias, pessoas que queiram trabalhar. Esta é uma grande oportunidade que estão recebendo. Aproveitem”, complementou o diretor da Yuk’s, Luiz Carlos.

O  “Qualifica JF” é uma parceria entre o programa “GerAÇÃO JF: Emprego, Renda e Negócios”, da Prefeitura de Juiz de Fora, e o Programa Senai de Gratuidade. O projeto visa à qualificação profissional da população, principalmente em situação de vulnerabilidade, para a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
26/4/2024 - SS