| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 26/10/2023 - 16:45

Portal de Notícias PJF | PJF e UniAcademia dão continuidade na parceria com cursos de gastronomia para públicos diversos | SEDH - 26/10/2023

A oficina dividida em aula técnica e prática tem o objetivo de proporcionar atividades de geração de emprego e renda para a população migrante refugiada. Assim, os alunos aprenderam a preparar uma massa versátil que pode ser usada na confecção de pães salgados, doces e pizzas. Conforme levantamento solicitado pela SEDH, a Polícia Federal, Unidade de Juiz de Fora, havia registrado no município até meados do mês de setembro cerca de 3164 migrantes internacionais.

Para a professora da instituição, Mariana Alencar, essa iniciativa é muito interessante por proporcionar uma troca cultural. "Os alunos do curso de gastronomia conseguem vivenciar um pouco mais a cultura culinária dos migrantes e refugiados em troca o público compreende sobre a nossa cultura. Isto colabora para a inserção no mercado de uma forma mais ágil, objetiva e rentável”, afirma.

Para o refugiado sírio Fourat Shikh Mohamad, que mora no Brasil há nove anos, a oficina é uma oportunidade de aprender a preparar comidas salgadas. "Eu sei fazer doces e ainda não aprendi a produzir massas de pães e pizza, tenho essa vontade. Gostaria de cozinhar para as pessoas da minha casa”, esclarece. Fourat também já trabalha vendendo sob encomenda produtos alimentícios típicos de sua cultura, como esfihas e kibes, e participou das Feiras Culturais dos Refugiados promovidas pela PJF nos dois últimos anos.

As próximas oficinas serão em novembro, no dia 9, vez dos moradores do bairro Esplanada do projeto Colorindo o Habitar, e no dia 23 o público-alvo será a população LGBTQIA+. Em dezembro, está prevista a última capacitação do ano, no dia 7, com representantes da população em situação de rua.

Sobre a parceria

O centro universitário entrou em contato com a SEDH para a criação de turmas com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade. A proposta das oficinas, além do caráter pedagógico, é proporcionar atividades de geração de emprego, renda e, sobretudo, atuar diretamente na autoestima de grupos marginalizados socialmente. A parceria e o projeto se concretizaram no início do ano e tem realizado oficinas desde abril, a última ocorreu no dia 28 de setembro com as mulheres assistidas da Casa da Mulher.

Informações sobre inscrições pelo telefone da SEDH: 3690-7331

21/5/2024 - SE
SE apresenta aos conselheiros do CMDPD ações de Educação Inclusiva desenvolvidas na rede municipal
21/5/2024 - SEAPA
PJF realiza sessão pública de entrega de envelopes do Edital das Feiras Noturnas
21/5/2024 - SE
“Vem pra Roda: no ritmo do brincar” é tema da Semana Municipal do Brincar deste ano
21/5/2024 - PREFEITURA
Prefeitura divulga lista dos homenageados da Comenda Henrique Halfeld 2024
21/5/2024 - FUNALFA
Mostra da Diversidade Cultural leva atividades culturais a diversos territórios de Juiz de Fora
21/5/2024 - SMU
Avenida Pedro Henrique Krambeck e Rua Professora Adelaide Bergo têm alterações de trânsito
21/5/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para estoquista e outras oportunidades
21/5/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para novas turmas nas oficinas para servidores
21/5/2024 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar promove segunda edição do "Pôpula Gente!"
21/5/2024 - FUNALFA
Biblioteca Municipal: oficina gratuita de desenho e contação de histórias acontecem nesta quinta, 23
21/5/2024 - SAS
“Rede na Praça” oferece serviços variados na praça do bairro Vitorino Braga