| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 26/10/2023 - 10:24

“Rede na Praça” oferece serviços variados na praça Teotônio Vilela

Portal de Notícias PJF | “Rede na Praça” oferece serviços variados na praça Teotônio Vilela | SAS - 26/10/2023

Nesta sexta-feira, 27, das 13h às 16h, ocorre a terceira edição do “Rede na Praça”, iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Leste Vitorino Braga, que reúne diversos serviços da rede para o atendimento à comunidade. A atividade será na Praça Teotônio Vilela e integra a campanha nacional Outubro Rosa. Exames preventivos, informações sobre direitos e acesso a benefícios sociais, atendimento em saúde e zeladoria estão entre os serviços oferecidos.

Por meio do equipamento da Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a equipe do Cras irá apresentar a rede enquanto um espaço de cuidado e de valorização para o cidadão, por meio dos serviços intersetoriais ofertados.

A supervisora da unidade, Daniela Assis, destaca que a cada edição o “Rede na Praça” conta com mais parceiros. “O nosso objetivo é garantir o acesso a direitos para as famílias e indivíduos de forma integral e igualitária”, destacou.

Nesta edição, o evento contará com a participação dos seguintes serviços:

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
- oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça, vítimas de violência, maus-tratos, negligência, e/ou violação de direitos.

Unidade Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora Aparecida - ofertará exames preventivos às mulheres da área descoberta do território de abrangência do Cras (Ladeira, Vitorino Braga e Santos Anjos), em uma sala preparada para garantir o atendimento humanizado nas dependências do Cras, localizado nas adjacências da praça.

Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) - o objetivo é otimizar o atendimento aos consumidores que buscam a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF), com automóvel equipado para atendimento especializado.

Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário – irá receber, monitorar e articular as demandas de zeladoria, apresentadas pela população, com os setores responsáveis da administração pública.

Caps AD - equipamento da saúde mental que visa o tratamento de pessoas em uso abusivo de álcool e/ou outras substâncias.

Centro de Referência em Direitos Humanos - equipamento ativo na rede e na comunidade visando a promoção e a defesa dos Direitos Humanos.

Casa da Mulher - serviço voltado para defesa dos direitos, o acolhimento, a orientação e a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.

Serviço Especializado em Abordagem Social e Centro Pop - ambos voltados para o atendimento às pessoas em situação de rua com o objetivo de promover o acesso à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos.

Projeto Clarices (UFJF) - oferta atendimento psicológico para mulheres usuárias de álcool e outras drogas

Escuta na Praça - coletivo de psicólogos e psicanalistas que atuam, voluntariamente, na Praça da Estação há cerca de 3 anos.

A última edição do projeto ocorreu no dia 29 de setembro, também na praça do bairro Vitorino Braga, onde cerca de 80 pessoas participaram das atividades. O Cras Vitorino Braga contabilizou 39 atendimentos, sendo oito para cadastro único, sete encaminhamentos para documentação civil básica, dois encaminhamentos para o Restaurante Popular, três orientações e encaminhamentos para outros serviços da proteção básica, além de orientações referentes a benefícios socioassistenciais do governo federal (BPC/LOAS, bolsa família e carteira do idoso para viagens interestaduais) e sobre outras políticas públicas.

18/5/2024 - PREFEITA
Prefeita anuncia pavimentação completa e nova linha de ônibus para o bairro Santo Agostinho
18/5/2024 - PREFEITURA
Nota de pesar