NOTÍCIAS: PREFEITURA
JUIZ DE FORA - 9/10/2023 - 14:36

PJF inaugura maior macromural do Brasil no bairro Esplanada

Portal de Notícias PJF | PJF inaugura maior macromural do Brasil no bairro Esplanada | PREFEITURA - 9/10/2023
No último sábado, 7, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou o maior macromural do Brasil no bairro Esplanada. A pintura é uma das etapas do projeto “Colorindo o Habitar”, iniciativa sociocultural coordenada pela Secretaria de Governo (SG). O objetivo é reafirmar a identidade dos moradores, impulsionar a economia e o turismo locais, além de assegurar o direito à cidade.

A prefeita Margarida Salomão destacou a importância da participação da população desde a concepção da arte até a execução das obras e da pintura. “É uma nova forma de participação popular e é muito importante para nós que amamos a democracia. Eu quero dizer que aqui o artista é o povo. É o povo que cria a beleza”, afirmou. O “Colorindo o Habitar” ainda está em andamento, com as obras de revitalização do escadão e outros projetos sociais em curso.

Para a inauguração do macromural, a comida e a música ficaram por conta dos próprios moradores. Cachorro-quente, canjica, churrasquinho e mesa de doces foram alguns dos pratos feitos nas cozinhas das casas coloridas do Esplanada. Dois grupos de samba da comunidade se apresentaram durante o evento: Samba na Tenda e Projeto Rodrigues, que abriu a apresentação com a música composta em homenagem ao projeto. O compositor, Marley Rodrigues, nascido e criado no bairro, destacou que a vista do Esplanada ficou tão bonita que só podia dar samba. “Quando eu passava lá embaixo no asfalto, ouvia o pessoal falando ‘poxa, tô encantada com aquele visual’. Falei ‘ah, isso vai dar samba!’. O visual tá aí, para todo mundo ver. A favela venceu”.

Stain foi o artista contratado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) para coordenar a pintura do macromural, tendo realizado visitas técnicas e dialogado com os moradores para que a arte representasse a identidade do local. Além disso, diversos artistas realizaram a pintura de painéis artísticos ao longo do escadão: Nathália Medina, Cadu, Aneg, Pekena Lumen, CND, Dorin e também Stain. Assim, os moradores também conseguem visualizar a arte durante o cotidiano no bairro. “É um cartão postal para quem vê do viaduto e é também um cartão postal dentro do morro, para os moradores. É o novo ponto turístico de Juiz de Fora”, reforçou a secretária de governo e idealizadora do projeto, Cidinha Louzada.

Cidinha também ressaltou a perseverança e a parceria entre a Prefeitura e a população. “Ver agora é realmente uma celebração, mas foi um processo com muita dificuldade. Só foi possível vencer porque as pessoas acreditavam e elas sabiam que não podiam parar. Nós não poderíamos parar no meio da escada”. A secretária de Governo enfatizou, ainda, que o escadão é o único meio de acesso para 85% dos moradores e que a revitalização completa, inclusive com sistema de captação de água pluvial, segue em andamento. “É um trabalho de quase dois anos e que traz muito mais do que cores para a comunidade. É um projeto social, econômico, cultural e que muda a infraestrutura do espaço.”

Uma das ações realizadas foi a escolha de nomes para os becos e vielas do escadão. A PJF realizou uma votação com os moradores que definiu o nome para cada um dos espaços, inclusive, para o próprio escadão, que passou a se chamar “Encontro da Felicidade”.

O projeto conta com o envolvimento de diversas secretarias e departamentos da PJF de forma articulada: a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a Secretaria de Obras (SO), a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

Rua de Brincar

Para celebrar a conclusão da pintura das fachadas e dos painéis internos, a PJF também inaugurou o projeto “Rua de Brincar” na Rua Professor Walquírio Seixas de Faria. A iniciativa do Programa Boniteza levou brinquedos infláveis, stand de doação de mudas, atendimentos ao consumidor, oficinas de brinquedos, entre outras ações. A partir desta semana, todos os domingos a via ficará fechada para o trânsito entre 8h e 12h a fim de possibilitar que o espaço seja utilizado para o lazer.

O evento de inauguração contou com atividades da Secretaria de Governo (SG), Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Secretaria de Educação (SE), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Juiz de Fora Previdência (JFPrev), Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro), Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon) da PJF, Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva (Emcasa).

8/5/2024 - PREFEITURA
Confira o balanço do primeiro dia da campanha “JF abraça o RS” – Doações podem ser feitas até dia 17
8/5/2024 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio lança programação da 22ª Semana Nacional de Museus