NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 12/9/2023 - 13:27

Portal de Notícias PJF | Festival da Juventude acontece neste sábado e irá premiar cinco categorias culturais | SEDH - 12/9/2023

Neste sábado, 16, das 10h às 18h, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai promover o “Festival de Arte e Cultura da Juventude”, uma parceria da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e da Secretaria de Turismo (Setur), por meio de emenda parlamentar da vereadora Laiz Perrut. O evento será realizado debaixo do viaduto Helio Fádel Araujo e tem o objetivo de promover e incentivar a arte da cidade através de expressões artísticas culturais e políticas promovidas pela juventude e também valorizar os artistas, grupos e coletivos de Juiz de Fora e Região.

Foram selecionados jovens entre 14 e 35 anos para concorrer no concurso cultural “Festival de Arte e Cultura da Juventude” em cinco modalidades: batalha de poesia (Slam); breaking; Competição entre artes; Skate (masculino e feminino) e Ballroom (Vogue Femme e Realness).

Cada categoria do concurso cultural terá seus próprios critérios de análise, respeitando as particularidades técnicas e de linguagem de cada expressão artística. São R$ 10 mil de premiação distribuídos para os 21 jovens que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar nas categorias.

A assessora de Políticas para a Juventude da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Luiza Travassos, ponderou que a construção do Festival se deu por muitas mãos, em parcerias com movimentos sociais, artísticos e culturais da cidade. E aproveita para convidar o público para participar do evento. "Vai ser um grande momento de integração entre os jovens e ocupação dos espaços da cidade. Queremos dizer e mostrar todo potencial de organização coletiva da juventude. Com certeza vai ser um momento que vai marcar a história de Juiz de Fora. Convidamos toda a juventude para participar."

Confira a programação completa:

10h: Abertura com apresentação das categorias

10h30: Batalha de poesia – Slam

Apresentação pelos Slam's Master's Laura Conceição e Mohamed

12h30: Premiação da categoria

11h às 16h: Competição entre artes

Os artistas terão 5h para desenvolver suas artes!

14h às 15h: Skate

14h: Skate feminino

14h30: Skate masculino

Pista aberta para todos