NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 12/9/2023 - 10:44

PJF promove conscientização pela Luta da Pessoa com Deficiência

Portal de Notícias PJF | PJF promove conscientização pela Luta da Pessoa com Deficiência | SEDH - 12/9/2023

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro, iniciativa instituída pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A data marca a construção de mobilizações para a inclusão social e a conscientização sobre o capacitismo. A escolha pelo dia se deu com base no início da primavera.

“É uma representação ao nascimento de reivindicações de cidadania e participação. É um momento para promover a reflexão sobre os desafios enfrentados por nós da administração pública, pelas pessoas com deficiência e para tudo aquilo que possa garantir os direitos de ir e vir, assim com o direito a uma cidade inclusiva garantido de toda a forma a acessibilidade”, explicou o secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha.

A Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em conjunto com as outras secretarias municipais, instituições, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e a Comissão dos direitos da pessoa com deficiência da Câmara Municipal de Juiz de Fora, elaborou uma série de ações para promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. As atividades englobam o Mês de Luta da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo propor políticas e diretrizes que orientem a promoção da defesa dos direitos humanos, criando ou apoiando projetos, programas e ações.

Rita de Cassia Petronilho Barbosa é assessora para política para pessoa com deficiência da SEDH, presidente do CMDPD e usuária de cadeira de rodas há 30 anos. Ela participa da organização das atividades em celebração ao mês e destaca que os desafios são diários. “Nosso trabalho é para conscientizar sobre a importância das diferenças e do respeito. As pessoas com deficiência devem ser olhadas de forma natural e estamos construindo isso todos os dias”.

Confira a programação do Mês de Luta da Pessoa com Deficiência:

14/09 - às 14h: mesa redonda sobre acessibilidade na UFJF (SEDH)

18/09 - Roda de conversa com os alunos da Escola Municipal Vereador Marcos Freesz (SEDH)

19/09 – 10h: Yoga inclusiva no Museu Ferroviário (SS)

19/09 – 14h: Apresentação da Junta Reguladora sobre a rede de cuidados das pessoas com deficiência na Casa dos Conselhos (Rua Halfeld 450, Centro, 7º andar) (SS)

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – 21/09 – Praça da Estação:

9h: Desenho e pintura com a Sociedade Eunice Weaver ( Carlos Chagas)

9h30: Apresentação - Livro Dedos Falantes com Jéssica Pereira (oficina de Libras)

10h: Jiu Jitsu adaptado com Flávio Salles e atletas

10h30: Apresentação de trabalho sensorial (Goaball), exposição de medalhas, troféus e materiais do projetos. Distribuição de panfletos sobre os projetos do Paradesporto e apresentação musical junto com Associação dos Cegos.

13h: Apresentação do livro “Berimbau Instrumento de inclusão social” e roda de capoeira e cantigas (Hospital Evandro Ribeiro, Associação Santa Catarina e Rogério Ribeiro)

14h: Grupo Musical da Associação dos Cegos “Nova Visão”

16h: Samba inclusivo com o “Movimento Mulheres na Praça”

26/09: Roda de conversa, às 13h30 – Roda de conversa com a professora Raquel Belini do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência da UFJF juntos às famílias e profissionais do IMEPP. Local: Rua Barão de Cataguases, 317, Santa Helena.

Segundo o IBGE, o Brasil possui 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Em Juiz de Fora, são aproximadamente 64 mil. Uma das formas de combater o preconceito e a discriminação é a informação.

16/5/2024 - FUNALFA
​PJF promove ação de capoeira em parceria com o Programa Gente em Primeiro Lugar e Gedae
16/5/2024 - SEL
Parque Municipal traz novas ações educativas para o projeto de Visitas Guiadas