NOTÍCIAS: SMU
JUIZ DE FORA - 28/7/2023 - 11:51

PJF cria duas novas linhas de ônibus para atender demandas da população

Portal de Notícias PJF | PJF cria duas novas linhas de ônibus para atender demandas da população | SMU - 28/7/2023

Atendendo a pedidos da população, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) solicitou junto ao consórcio Via JF a criação de duas novas linhas de ônibus: 139 (Sagrado Coração de Jesus Via Deusdedith Salgado / Manoel Honório) e 618 (Realeza). As linhas irão iniciar a operação a partir do dia 1º de agosto.

A linha 139 funcionará durante todos os dias de semana, e irá beneficiar a Região Sul da Cidade, facilitando o deslocamento da população e o desafogamento do trânsito na área, além de realizar um trajeto próximo a serviços essenciais, como hospitais. Já a linha 618 funcionará apenas nos dias úteis, atendendo uma demanda antiga dos moradores da região.

A secretária de Governo, Cidinha Louzada, afirma que o diálogo com as comunidades foi fundamental para a criação das novas linhas de ônibus. “A partir das demandas que chegaram até nós através dos moradores, solicitamos a realização de um estudo para viabilidade técnica, onde identificamos a real necessidade de criação destas duas novas linhas, que vão beneficiar diretamente as comunidades desses bairros e do entorno.”

Para o secretário de Mobilidade Urbana da PJF, Tadeu David, a adição das novas linhas de ônibus representam uma grande melhoria para a população. “A linha 618, que vai atender o bairro Realeza, é uma demanda antiga da comunidade, e agora com a nova linha exclusiva que vai atender o bairro, dará a todos usuários do transporte coletivo urbano mais segurança e condições melhores de se deslocarem das suas casas para os seus compromissos diários. Entregaremos também a linha 139, que vai atender a Avenida Rubens Pinto da Silva. Essa nova linha passará por dois grandes corredores da cidade, que são a Avenida Itamar Franco e a Avenida Rio Branco. Portanto, a Prefeitura de Juiz de Fora, mais uma vez, cumpre com a sua obrigação de trazer à população usuária do transporte coletivo urbano melhores condições de deslocamento”.

Moradora do Sagrado Coração de Jesus, Leila Boroski afirma que a nova linha será muito importante para todos do bairro. “Essa nova linha tem muito a somar para os trabalhadores, quem precisa fazer compra, e que muitas vezes tinha que pagar um táxi. Eu tenho a agradecer à prefeita Margarida, à Cidinha, Secretária de Governo. Isso aqui para nós vai ser uma melhoria muito grande, agora é um ônibus só, quem vai para o Centro vai chegar mais rápido.”

Lailson Damião, morador do bairro Realeza, ressalta a importância de atendimento dessa demanda histórica da comunidade. “Foi uma coisa ótima para todo mundo, aumentou mais uma opção que passa pelo Realeza, há anos já vínhamos requerendo e agora nós conseguimos e agradecemos à Prefeitura pelo benefício. Essa nova linha veio para favorecer toda comunidade do bairro.”

Confira o itinerário que será realizado pelas linhas:

Linha 139 - Sagrado Coração de Jesus (Via Deusdedith Salgado) / Manoel Honório

Sentido ida – Sagrado Coração de Jesus / Manoel Honório: Rua Alziro Zarur, 19 – Ponto Final, Rua Antônio Francisco Lisboa, Rua Marciano Pinto, Rua Padre Guilherme Goosens, Rua José Luiz Ribeiro, Av. Rubens Pinto da Silva, Av. Deusdedith Salgado, Av. Dr. Japiassú Coelho, Av. Presidente Itamar Franco, Rua Dr. Romualdo, Av. Barão do Rio Branco, Rua Américo Lobo, Rua Bernardo Guimarães, Rua Sílvio Romero, 1 – Ponto Final.

Sentido volta – Manoel Honório_Sagrado Coração de Jesus: Rua Sílvio Romero, 1 – Ponto Final, Av. Barão do Rio Branco, Av. Presidente Itamar Franco, Av. Dr. Japiassú Coelho, Av. Deusdedith Salgado, Rotatória Salvaterra, Av. Deusdedith Salgado, Av. Rubens Pinto da Silva, Rua José Luiz Ribeiro, Rua Padre Guilherme Goosens, Rua Alziro Zarur, 19 – Ponto Final.

Linha 618 - Realeza

Avenida Presidente Getúlio Vargas nº 469 Ponto Final, Travessa Doutor Prisco, Rua João Pessoa de Rezende, Avenida Francisco Bernardino, Rua Barão de Cataguases, Avenida dos Andradas, Rua Mariano Procópio, Avenida Rui Barbosa, Rua Henrique Burnier, Rua Tereza Cristina, Rua Bernardo Mascarenhas, Avenida Olavo Bilac, Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, Rua Bertha Halfeld Paleta, Rua Manoel Diniz da Silva, Rua Professor Meton de Alencar, Rua Abílio Gomes, Rua Ivan Baptista de Oliveira, Rua Doutor Milton Ladeira, Rua Açaí, Rua Francisco Queiroz Caputo, Rua Robert Delage Faria, Rua José Simão, Rua das Palmeiras, Rua Carnaúba, Rua Jatobá, Rua Jacarandá, Rua Carnaúba, Rua Jatobá n° 270 – Ponto Final.

Sentido bairro / centro: Rua Jatobá nº 270 - Ponto Final, Rua Doutor Milton Ladeira, Rua Ivan Baptista de Oliveira, Rua Abílio Gomes, Rua Tomaz Gonzaga, Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, Avenida Olavo Bilac, Rua Bernardo Mascarenhas, Rua Tereza Cristina, Rua Coronel Vidal, Rua Mariano Procópio, Avenida dos Andradas, Rua Silva Jardim, Rua Roberto de Barros, Rua Jarbas de Lery Santos, Avenida Presidente Getúlio Vargas nº 469 - Ponto Final.

Com a criação da linha 618 (Realeza), a Linha 610 (Amazônia) deixará de fazer extensão ao Realeza somente nos dias úteis, e a Linha 646 (Milho Branco_Av. Rio Branco), sofrerá alteração de itinerário:

Rua Dr. Milton Ladeira, Rua Açaí, Rua Parajú, Rua Babaçú, Rua Jatobá, Rua Dr. Milton Ladeira

Foto: Arquivo

18/5/2024 - PREFEITA
Prefeita anuncia pavimentação completa e nova linha de ônibus para o bairro Santo Agostinho
18/5/2024 - PREFEITURA
17/5/2024 - SAS
Centro Pop promove encontro para informar sobre acesso à direitos com representantes da DPU
17/5/2024 - SEDH
Conselho Municipal da Igualdade Racial recebe equipamentos para otimizar o trabalho
17/5/2024 - SESUC
Festa para a comunidade lança o projeto “Nossa Escola: segurança, cidadania e cultura de paz” na E. M. Antonino Lessa