NOTÍCIAS: SEAPA
JUIZ DE FORA - 3/2/2023 - 10:05

Portal de Notícias PJF | 800 quilos de sementes são entregues a agricultores no 7° Dia Agroecológico e Troca de Sementes | SEAPA - 3/2/2023

Agricultores de Juiz de Fora receberam sementes de feijão e milho durante o 7° Dia Agroecológico e Troca de Sementes, realizado nesta quinta-feira, 2, no Jardim Botânico. Ao todo foram 800 quilos, sendo 360 quilos de sementes de feijão vermelho e 440 quilos de sementes de milho BRS Caimbé. Os insumos foram adquiridos através de emenda parlamentar da vereadora Laiz Perrut.

“Fazer a destinação dessas sementes é o início do fomento de toda uma cadeia. Para fortalecermos a produção é preciso que tenhamos mecanismos de insumos para que os agricultores consigam produzir, e lá na frente esse alimento possa ser colhido e possa ser escoado, tanto para o mercado privado, quanto para a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)”, destacou a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da PJF, Fabiola Paulino da Silva.

“Essa é uma demanda que começamos a perceber na pandemia de que a gente precisava incentivar os agricultores, que muitas vezes não tem pra onde escoar a produção. Por isso, criamos a Lei do Comida Boa, que preconiza que no mínimo 30% das compras institucionais sejam da agricultura familiar e em seguida, através da emenda, tivemos a oportunidade de pensar nesse evento e efetivá-lo no dia hoje”, complementou a secretária.

Além da entrega das sementes, o evento contou com diversas outras atividades e com a participação de mais de 80 pessoas, como palestra do agrônomo especializado em agricultura orgânica, Marcelo Sambiase, diálogos com guardiões de sementes, exposição de produtos orgânicos, cozinha Show, com Chef João Simoncini, música e a tradicional troca de sementes.

O agricultor e diretor do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agroecologia (Nepa), Casé Werner, destacou que “essa é um dia da gente celebrar a agroecologia e unir os agricultore, instituições, consumidores, pesquisadores e todos que sentem esse impulso da agroecologia, desse alimento saudável, dessa forma de cultivar alimentos em comunhão com a natureza que também pensa no bem-estar dos trabalhadores da terra. Hoje não é só dia de trocar sementes, é dia de celebrar, vivenciar essas experiências”.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) juntamente com o mandato da vereadora Laiz Perrut e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agroecologia (Nepa), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Associação Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico (Mogico) e Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Conta, ainda, com o apoio da Gestor Energia e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop).

7/5/2024 - SETUR
PJF e Corpo de Bombeiros fazem workshop para produtores de eventos
7/5/2024 - SS
PJF amplia público da vacinação contra a Influenza para maiores de seis meses nesta quarta-feira, 8