| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 8/12/2022 - 18:17



Encontro celebra uso do Porto Seco em Juiz de Fora para desembaraço alfandegário de equipamentos ferroviários



Portal de Notícias PJF | Encontro celebra uso do Porto Seco em Juiz de Fora para desembaraço alfandegário de equipamentos ferroviários | PREFEITA - 8/12/2022

Encontro promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF) nesta quinta-feira, 8, celebrou ações para incentivar o setor no município. Um dos pontos celebrados foi o uso do porto seco da Zona da Mata, em Juiz de Fora, para desembaraço alfandegário de equipamentos importados pela empresa MRS Logística.

Os portos secos armazenam as mercadorias importadas até que passem pelo processo de liberação da alfândega e da Receita Federal. O objetivo é agilizar as etapas de desembaraço em áreas fora dos portos principais. A prefeita Margarida Salomão destaca que a escolha da MRS de importar equipamentos através do porto seco da Zona da Mata, localizado em Juiz de Fora, deve ser celebrada. “O impacto é muito positivo. Fortalecemos a divulgação e o uso do nosso porto seco, que é uma das possibilidades do município atrair negócios nacionalmente e tornar-se um grande polo de importação”, afirma.  

Anteriormente, as cargas da MRS eram desembarcadas no Rio de Janeiro devido ao valor reduzido do imposto. Após uma negociação junto ao governo de Minas Gerais, foi feito um regime especial tributário para equipamentos ferroviários, previsto em legislação estadual da década de 1970. “Isso abre as portas para que o desembaraço alfandegário seja realizado em Juiz de Fora, o que significa receita para a cidade e a possibilidade de geração de emprego”, explica o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignácio Delgado. A MRS está realizando a compra de equipamentos de grande porte, que possuem valor agregado significativo. 

O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Aloísio Vasconcelos, ressalta que a iniciativa traz benefícios para o município e fortalece o setor empresarial de Juiz de Fora. “Essa foi, inclusive, uma demanda da Porto Seco do Grupo da Multiterminais, que é uma das nossas associadas e fizemos contato com o governo do estado para possibilitar essa mudança. É uma conquista da associação”, pontua. O consultor ferroviário da MRS de Juiz de Fora, Sérgio Carrato, reforça a importância do regime especial tributário. “A MRS faz a importação de muitos equipamentos porque não encontramos similares no país. Sempre foi nosso desejo que esses equipamentos fossem liberados, em termos de alfândega e receita federal, no nosso município e no nosso estado. Agora isso é possível”, explica.  

Além de representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), da ACEJF, da MRS e da Porto Seco Multiterminais, o evento também contou com a presença da deputada federal eleita Ana Pimentel e do vereador Pardal. 

Pardal ressaltou, ainda, projeto de lei de sua autoria que foi sancionado pela Prefeita e beneficia o comércio: a regularização do uso de propaganda por meio de wind banner. “Com essa sanção, o comerciante tem a oportunidade de utilizar essa forma de divulgação do seu produto de modo legal”, afirma. Aloísio Vasconcelos, da ACEJF, destaca que a medida é importante, também, para garantir a identificação de comércios que ainda não estão em processo de liberação para instalar placas. 

Além disso, o vereador enfatizou outro projeto que está tramitando na Câmara Municipal e prevê que o cidadão possa pagar taxas e tributos por meio do Pix. "O projeto foi aprovado em segunda discussão e em breve será enviado para que o Executivo sancione. Vai beneficiar todos os cidadãos de Juiz de Fora", explica. 

“JF é o que Importa”

Pensando em  tornar Juiz de Fora referência em logística nacional e internacional, no final de novembro a PJF lançou o programa “JF é o que Importa”. “A PJF identificou esses regimes tributários especiais, que não são regidos por uma legislação única e são negociados caso a caso. Então lançamos o programa e estamos tentando atrair para a cidade diversos importadores para aumentar o volume de negócios nessa área”, conta Ignácio Delgado.


Foto: Carlos Mendonça



 IMPRIMIR 
12/4/2024 - PREFEITURA
Nota sobre o Hospital Regional
12/4/2024 - PROCON
Agentes do Procon participam de capacitação de Fiscalização de Transporte Rodoviário
12/4/2024 - DEMLURB
Mais de 30 famílias foram beneficiadas pelo projeto Da Minha Casa Para a Sua Casa no primeiro trimestre
12/4/2024 - EMPAV
Prefeitura conclui pavimentação de rua no bairro Santo Antônio
12/4/2024 - SEDH
III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ irá fortalecer a participação social
12/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
12/4/2024 - FUNALFA
Fãs de K-Pop se mobilizam em evento cultural e solidário no Museu Ferroviário
12/4/2024 - SEDIC
Abertas as inscrições de empresas para mais uma edição do projeto “Espaço Emprego JF”
12/4/2024 - SETUR
Projeto “Caminhando pela História” comemora Dia Mundial do Café visitando torrefadora
12/4/2024 - SRH
Provas do processo seletivo público para Agente Comunitário de Saúde serão realizadas neste domingo
12/4/2024 - SRH
Recursos Humanos inicia programa Desenvolve Servidor com equipe do DID
12/4/2024 - FUNALFA
No Beco da Cultura: Evento celebra o movimento trap de JF
12/4/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
12/4/2024 - SEL
Projeto “Parque em Ação” traz atrações para toda família no Parque Municipal neste final de semana
12/4/2024 - SE
Turmas do 9º ano da E. M. Gabriel Gonçalves da Silva fazem tour pela UFJF
12/4/2024 - SG
PJF substitui ponte de madeira em Valadares por estrutura de concreto
12/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para auxiliar de carga e descarga e outras oportunidades
12/4/2024 - PROCON
Catadores de Materiais Recicláveis participam de Workshop de Educação Financeira no Procon
12/4/2024 - FUNALFA
Segundo romance da escritora Patrícia de Barros será lançado neste sábado, 13
12/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão inaugura primeira etapa das obras de drenagem no Bairro Industrial
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2