NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 19/8/2022 - 10:52

PJF lança mais dois editais do Programa Cultural Murilo Mendes

Portal de Notícias PJF | PJF lança mais dois editais do Programa Cultural Murilo Mendes | FUNALFA - 19/8/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) abre nesta sexta-feira, 19, o período de inscrições nos editais “Murilão” e “Quilombagens”, do Programa Cultural Murilo Mendes (PCMM). Artistas, produtoras e produtores interessada(o)s em concorrer ao financiamento cultural do município, com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic), devem estar inscritos no Cadastro Municipal de Agentes Culturais de Juiz de Fora (CAD Cultural) até o dia 31 de agosto, impreterivelmente. Os editais completos podem ser acessados no link e devem ser lidos integral e atentamente.

As inscrições poderão ser formalizadas por meio da plataforma Prefeitura Ágil, até 23h59 do dia 4 de setembro. Para pessoas com dificuldade de acesso à internet e para proponentes com menos de 18 anos, a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) oferece atendimento presencial, com agendamento pelo telefone 3212-8456 ou pelo WhatsApp 98447-0403. No caso de menores de idade, é obrigatória a presença do responsável legal no ato da inscrição.

Podem concorrer ao incentivo dos editais da Funalfa pessoas físicas, com idade mínima de 14 anos, residentes em Juiz de Fora há, pelo menos, um ano.

*Edital Murilão - O objetivo é fomentar ações e iniciativas artísticas culturais, individuais ou coletivas, promovidas pelos e pelas agentes culturais do município.

- Investimento total: R$ 1.100.000,00

- Teto de projetos (custo máximo) - R$ 50 mil cada (valor bruto)

*Edital Quilombagens - Busca fomentar ações e iniciativas culturais, em sua diversidade, promovidas por agentes culturais do município e que estejam diretamente relacionados com a valorização da cultura negra e de sua ancestralidade.

- Investimento total: R$ 536 mil

- Teto de projetos (custo máximo) – R$ 25 mil cada (valor bruto)

No “Murilão” e no “Quilombagens” são adotadas as políticas afirmativas, diretrizes que objetivam a promoção da diversidade, assim como a redução da desigualdade étnico-racial e de gênero no acesso às políticas públicas de apoio e fomento ao setor artístico-cultural. Dessa forma, 45% do valor total investido são destinados à ampla concorrência e 55% ficam reservados para cotas, sendo:

- 40% para pessoas pretas, pardas e indígenas

- 5% para pessoas trans (transsexuais, transgêneros e travestis)

- 5% para pessoas com deficiência

- 5% para pessoas idosas

A avaliação dos projetos inscritos ocorrerá em duas etapas. A primeira refere-se à análise da inscrição, com a conferência da documentação apresentada. Caberá recurso, caso haja documentação faltante ou incorreta. Na fase seguinte, os projetos serão avaliados pela Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (Comic).

Na edição 2022, a Prefeitura de Juiz de Fora investe mais de R$ 2 milhões no Programa Cultural Murilo Mendes, cumprindo o compromisso da prefeita Margarida Salomão de colocar a cultura na centralidade da gestão do município. Além do “Murilão” e do “Quilombagens”, o Executivo lançou os editais “Cultura da/na Quebrada" e “Esparrama”.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

9/5/2024 - SEL
9/5/2024 - SG
Praça da Independência, no Santa Efigênia, recebe intervenções artísticas do projeto “É Nóis na Praça”