NOTÍCIAS: SEDIC
JUIZ DE FORA - 11/7/2022 - 17:10

Portal de Notícias PJF | Evento reúne produtores rurais e entidades representativas da cadeia do leite e derivados | SEDIC - 11/7/2022

Produtores rurais, representantes de entidades e estabelecimentos envolvidos na cadeia do leite e derivados participaram, na última sexta-feira, 8, do seminário “A Tradição da Mata Mineira no Consumo de Queijo Frescal – Encontro de Saberes e Sabores”, realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no Moinho Zona Norte. O evento contou com a participação de palestrantes internacionais como o antropólogo especializado em alimentação, Ernesto di Renzo, e o chef e professor Paulo Turziani. O evento integra as ações da PJF para o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do queijo frescal de Juiz de Fora e região.

O encontro superou as expectativas, com grande adesão de produtores rurais, que era o nosso principal objetivo, e que ficaram muito satisfeitos com a mostra. Contamos com a presença de representações importantes da cadeia de leite e derivados, além de representantes de faculdades de gastronomia e proprietários de restaurantes”, avalia a assessora de setores intensivos em trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Adrana Freitas. “Conseguimos reunir pessoas e setores que nunca haviam dialogado. Foi um passo importante para o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do queijo frescal de Juiz de Fora e região”.

A assessora da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)a, Pauliane Silva destaca a importância do evento para os produtores rurais. "A produção de queijo minas no município é grande e em sua maioria são famílias, que estão presentes em todos os processos de produção, desde a matéria prima até a comercialização. Este evento foi de grande importância para eles, que além de conhecimentos e da possibilidade de mostrar e divulgar os queijos, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer outros laticinistas e trocar experiências”.

Em sua palestra, o chef e professor Paulo Turziani falou sobre a origem do gosto, o produto local e o desenvolvimento de estratégias de valorização. “É preciso aproveitar eventos como esse, promovido pela Prefeitura, para a troca de ideias e experiências”, considera.

O palestrante italiano, Ernesto di Renzo, abordou a cozinha regional, produtos artesanais, cultura e território, trazendo exemplos da Itália para a realidade local. Ao final, produtores de Juiz de Fora e região puderam apresentar os seus produtos para os presentes.

No final do mês de agosto, será realizado um fórum com as cidades integrantes do Circuito Turístico Caminho Novo para alinhar a estrutura de governança do APL e finalizar um questionário para levantamento de informações necessárias para o reconhecimento do Arranjo, pelo Governo de Minas.

Parcerias

O evento foi realizado pela PJF, por meio das secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), de Turismo (Setur) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e contou com o apoio do grupo Serra Negra e Moinho Zona Norte, e a parceria do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado Minas Gerais (Silemg); Sebrae Minas; Sindicato Rural de Juiz de Fora; SENAR; Abrasel ZM; Unicerva ZM; Fadepe; Uniacademia; Agência de Inovação Polo do Leite; e grupo do Encontro de Empreendedorismo Sustentável de Juiz de Fora.

Política de APL

O reconhecimento da existência de um APL em um município comprova a importância econômica e social deste setor produtivo para a população da cidade e para o poder público, demonstrando a capacidade da geração de emprego, renda e impostos deste arranjo, tanto para o município quanto para o estado. Isso possibilita aos governos municipais e estaduais pensarem em criar políticas públicas setoriais e assim planejar investimentos em melhorias, como obras de infraestrutura e escoamento da produção destes setores.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE