NOTÍCIAS: PROCON
JUIZ DE FORA - 29/6/2022 - 16:35

Projeto “Procon vai às Escolas” atende alunos da Escola Municipal João Panisset

Portal de Notícias PJF | Projeto “Procon vai às Escolas” atende alunos da Escola Municipal João Panisset | PROCON - 29/6/2022

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou nesta quarta-feira, 29, mais uma edição do projeto “Procon vai às Escolas”, que tem como foco dialogar sobre “educação financeira e consumo consciente” com estudantes da educação infantil ao ensino médio.

A equipe de profissionais do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos (DEPP/Procon/JF) esteve na Escola Municipal João Panisset, situada no Bairro Progresso, para dialogar com estudantes do quinto ano do ensino fundamental.

A ação teve como dinâmica contação de história do livro "Lilás, uma menina diferente'' da autora, Mary E. Whitcomb. A história estimula as crianças a pensarem maneiras de utilizar a imaginação e mecanismos de descobertas para criarem seus próprios brinquedos e brincadeiras demonstrando o quanto é mais importante Ser do que Ter. Após a contação de histórias, os alunos se divertiram e aprenderam sobre como agir como consumidores conscientes e foram levados a refletir sobre a sustentabilidade do ambiente em que vivem, por meio do jogo Trilha do Consumo.

Segundo Fabíola Meirelles, Gerente do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos (DEPP), “tendo em vista a responsabilidade educativa na formação de consumidores mais conscientes e sustentáveis, a escola é um local privilegiado para efetivar ações voltadas à sustentabilidade e Educação Financeira.”

As atividades desenvolvidas são todas adaptadas em acordo com as faixas etárias atendidas de forma a proporcionar orientação de forma lúdica e didática aos estudantes acerca de temáticas relacionadas ao consumo consciente versus consumismo.

Fabíola ressalta que o objetivo do projeto é conscientizar as crianças e adolescentes acerca do consumo consciente e responsável, para que cresçam sabendo discernir a importância do consumo por necessidade e o prejuízo causado pelo consumismo desenfreado. Além disso, crianças e jovens devem ser identificados como multiplicadores desse conhecimento, que levam as informações recebidas aos diversos ambientes onde convivem.

As escolas interessadas em participar do projeto, devem entrar em contato pelo telefone 2104-8702, ou presencialmente na sede do Procon/JF, Departamento de  Estudos, Pesquisas e Projetos (DEPP), situada na Avenida Presidente Itamar Franco 992, Centro - de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

7/5/2024 - SETUR
PJF e Corpo de Bombeiros fazem workshop para produtores de eventos
7/5/2024 - SS