NOTÍCIAS: PREFEITURA
JUIZ DE FORA - 3/6/2022 - 15:28

Portal de Notícias PJF | Feira, oficinas e ações de educação ambiental abrem Semana do Meio Ambiente neste final de semana | PREFEITURA - 3/6/2022

Iniciando a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) preparou diversas atividades para a população em diferentes locais da cidade neste sábado, 4, e domingo, 5. As ações de conscientização englobam saúde, educação, consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos e preservação ambiental.

No sábado, 4, das 8h às 12h, as atrações serão concentradas na Praça Poeta Daltemar Lima, do bairro Bom Pastor. No espaço terá uma edição especial da feira de produtos orgânicos da Associação Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico (Mogico), feira de artesanato, além de atividades de Educação Ambiental, de combate ao uso e consumo dos agrotóxicos. Simultaneamente com a feira, haverá oficinas diversas para o público, são elas: de compostagem, de produção de cogumelo shitake, de hortas caseiras agroecológicas e microverdes. Haverá adoção de animais, varal eco-educativo e palhaçaria.

A campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio” da PJF terá um ponto de arrecadação na praça. É possível doar cobertores, toucas, meias e roupa de cama que serão destinados à população em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social, tendo em vista a chegada antecipada das frentes frias no município.

A empresa E-Ambiental também estará no local com uma ação de coleta de lixo eletrônico para recolher resíduos eletrônicos, como baterias, pilhas, carregadores, cabos, controles remotos, lâmpadas, cds, computadores, televisores e outros.

Domingo no Parque da Lajinha

No domingo, 5, a programação começa às 14h no Parque da Lajinha. A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, assinará os decretos relacionados ao Parque da Lajinha, da criação do Monumento Natural do Morro do Cristo e a contratação do Plano Municipal da Mata Atlântica.

No parque, a PJF promoverá atendimento ao cidadão, atividades de educação ambiental, compostagem, prevenção de Zoonoses, cuidados com animais peçonhentos e combate à Dengue e adoção de animais. Além disso, terá um ponto de troca de mudas por agasalhos no espaço, e palhaçaria para as crianças. O Canil Municpal também estará presente com um evento de adoção de cães, das 14h às 17h.

Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Faculdade de Biologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Arcelor-Mittal também estarão no local com exposições e orientações para a população.

A Exposição de painéis sobre o Rio Paraibuna juntamente com a escultura “Capivara de Tróia” estará na Praça do Bom Pastor neste sábado, 4. Depois, irá para o Parque da Lajinha, onde ficará exposta até dia 12.

16/8/2022 - PREFEITURA
PJF torna facultativo o uso de máscaras no município
16/8/2022 - SAS
Eleição para Conselheiros de Assistência Social está com inscrições abertas