NOTÍCIAS: CESAMA
JUIZ DE FORA - 10/1/2022 - 14:40

Cesama executa 90% das obras da quarta adutora

Portal de Notícias PJF | Cesama executa 90% das obras da quarta adutora | CESAMA - 10/1/2022

Nesta terça-feira, 11, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) dá sequência às obras de implantação da quarta adutora, que já estão 90% concluídas. Dos 7.500 metros de tubulações previstos no projeto, 6.700 já foram executados. Orçada em R$ 35 milhões, a adutora tem previsão de conclusão para março deste ano.

“Uma adutora, na verdade, é uma rede de grande porte, que transporta água das estações de tratamento para os reservatórios, para que ela possa ser distribuída para toda a cidade”, explicou o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, lembrando ainda que a quarta adutora é composta por tubos de ferro fundido, com 1.200 e 900 milímetros de diâmetro.

Com a nova obra, será possível ampliar a capacidade de transporte da água entre as unidades da companhia e a região central, reforçando o sistema com uma vazão de mais mil litros por segundo. “Além de proporcionar maior estabilidade para o abastecimento do município como um todo, a adutora também foi projetada para otimizar os eventuais serviços de manutenção, possuindo uma vida útil estimada em 70 anos”, avaliou.

A quarta adutora partirá da Estrada da Remonta, entre a ETA Marechal Castelo Branco e o bairro Parque das Torres, atravessando o Rio Paraibuna até o Acesso Norte, na divisa entre a comunidade de Barbosa Lage e o Colégio Militar, seguindo até Santa Terezinha e cortando novamente o Paraibuna, onde se interligará ao sistema de distribuição da Cesama.

Trânsito

Atualmente, os serviços estão focados na Avenida Garcia Rodrigues Paes, no bairro Barbosa Lage. No trecho entre as ruas Thelemo Baptista da Silva e Padre Edmundo Leschnhak, o trânsito está interditado 24h no sentido bairro-centro, com desvio pela Rua Antônio Guimarães. Já nas proximidades do condomínio Park Jardim Norte, o fluxo de veículos segue no esquema “pare e siga”, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Outras informações:

(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

18/5/2024 - PREFEITA
Prefeita anuncia pavimentação completa e nova linha de ônibus para o bairro Santo Agostinho
18/5/2024 - PREFEITURA
Nota de pesar
17/5/2024 - SAS
Centro Pop promove encontro para informar sobre acesso à direitos com representantes da DPU
17/5/2024 - SEDH
Conselho Municipal da Igualdade Racial recebe equipamentos para otimizar o trabalho
17/5/2024 - SESUC
Festa para a comunidade lança o projeto “Nossa Escola: segurança, cidadania e cultura de paz” na E. M. Antonino Lessa