NOTÍCIAS: SEDIC
JUIZ DE FORA - 9/12/2021 - 18:18

Portal de Notícias PJF | Prefeitura encaminha à Câmara projeto de Lei para fomento aos APLs em Juiz de Fora | SEDIC - 9/12/2021
A Prefeitura de Juiz de Fora encaminhou à Câmara Municipal, na última quarta-feira, 8, mensagem de lei que institui política de Apoio e Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APL) no município. O objetivo é incentivar a complementaridade das cadeias produtivas e estimular o desenvolvimento da capacidade de inovação e da eficiência coletiva no município.

Entende-se como APL a aglomeração produtiva de uma cadeia de produção na cidade e municípios vizinhos, que tenha como característica principal o vínculo entre empresas e instituições públicas ou privadas, entre as quais se estabeleçam sinergias e relações de cooperação.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado, explica que a política vem sendo construída, há alguns meses, em diálogo com os setores envolvidos. “A regulamentação dos Arranjos Produtivos Locais em Juiz de Fora favorece a identificação das cadeias produtivas de maior presença na estrutura econômica da cidade e da rede de instituições que com ela podem cooperar. Estabelecidos sistemas de governança que estimulem a sinergia entre segmentos econômicos e instituições que integram cada APL, o município pode construir, na articulação entre poder público e setor privado, políticas públicas mais robustas de apoio, além de buscar fontes de financiamento e prospectar mercados para a produção que é desenvolvida localmente”.

Ignacio acrescenta que essa é uma ação que já possui respaldo no estado de Minas Gerais. “Em Juiz de Fora já está validado, no estado, o APL cervejeiro e, em um primeiro momento, estamos trabalhando para a construção dos APLs de têxtil-confeccionista, alimentos/lacticínios e saúde, atividades nas quais já é possível identificar cadeias produtivas, relações de complementaridade e redes institucionais de pesquisa e apoio”, completa.

Para esse propósito, além do projeto de lei enviado para a Câmara, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, mantém tratativas regulares e promissoras com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de Minas.

8/5/2024 - SS
Programa de vacinação “Imuniza JF” retorna neste sábado, 11
8/5/2024 - CESAMA
Reservatório Nova Benfica I passa por manutenção e região pode ter abastecimento comprometido nesta sexta, 10