NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 3/12/2021 - 17:32

Portal de Notícias PJF | Roda de conversa reúne servidoras do Demlurb no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência | DEMLURB - 3/12/2021
Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi realizada nesta sexta-feira, 3, no Parque Halfeld, uma roda de conversa com servidoras do Departamento Municipal e Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) sobre a importância da limpeza urbana para a acessibilidade. Outro tema abordado foi a violência contra a mulher com deficiência. O evento integra a campanha “Nossas vidas importam – 21 dias de ativismo pelo fim das violações de Direitos Humanos das Mulheres”, articulada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) com participação de todos os órgãos da PJF.

A iniciativa contou com a mediação da coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da SEDH, Rita de Cássia Barbosa, que abriu o evento recitando a música “Roda Vida”, de Chico Buarque, fazendo uma trajetória da “roda” desde o seu processo de criação há mais de 3.000 a.c., passando pela importância dela para a mobilidade e chegando ao formato do encontro realizado com as servidoras do Demlurb no Parque Halfeld. Segundo Rita, a limpeza urbana é essencial para se pensar em uma cidade acessível para todas e todos. “Uma tampinha de refrigerante no chão pode derrubar uma pessoa cadeirante. Um pedaço de papel jogado interfere na nossa locomoção. É por isso que limpeza urbana é acessibilidade”, afirma.

O enfrentamento à violência contra a mulher com deficiência também foi discutido na roda de conversa. A diretora-geral do Demlurb, Gisele Pereira Teixeira, destacou o relato de uma servidora que, apesar de não ter deficiência física, contou que conseguiu sair de uma situação de violência doméstica ao adquirir autonomia financeira após conseguir uma oportunidade de trabalho no órgão público. Sobre a limpeza urbana, Gisele reforçou que esse serviço “favorece a acessibilidade e reduz o risco de acidente. Foi muito importante para as servidoras entender a relevância da contribuição do trabalho realizado por elas para a sociedade”.

Por toda a questão de invisibilidade que envolve a causa das pessoas com deficiência, essa relação entre acessibilidade e limpeza urbana abordada no evento muitas vezes passa despercebida. Débora Brígida, servidora da capina do Demlurb, comenta sobre como a iniciativa que a fez refletir sobre seu próprio trabalho. “Às vezes não observamos como o serviço que fazemos pode interferir no trânsito dessas pessoas. A conversa abriu bastante a minha cabeça sobre a importância do nosso trabalho”.

Valéria Andrade, presidente do Conselho Municipal do Direito das Pessoas com Deficiência, e militante da causa, destaca a importância deste tipo de evento para a construção de uma cidadania plural. “É fundamental para nós, pessoas com deficiência, termos este momento. E também chamarmos pessoas que não têm nenhum tipo de deficiência para que possamos construir juntos uma sociedade inclusiva. A sociedade inclusiva é feita de todas e por todos”.

O encontro recebeu o apoio do Legislativo e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Juraci Scheffer; dos vereadores Tiago Bonecão e Maurício Delgado, além de representantes da sociedade civil. No final do evento, foram distribuídas mudas de plantas, marcando o início da proposta da campanha “Juiz de Fora Inclusiva: Plante Essa Ideia – Construa Acessos”, da SEDH.

Origens da campanha

A campanha surgiu em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, iniciaram um movimento com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Minerva e Maria Teresa Pátria, que fizeram oposição ao ditador Trujillo, e, por isso, foram assassinadas em 1960, na República Dominicana. Hoje, mais de 150 países desenvolvem esta campanha. No Brasil, ela acontece desde 2003, sendo estendida para 21 dias, tendo como marco inicial o Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, e encerrando-se com o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.

A programação completa pode ser conferida no site da PJF.

Outras informações:
(32) 3690-3537 - Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

30/4/2024 - SESMAUR
PJF interdita estabelecimento que descumpria regras de funcionamento
30/4/2024 - SE
E. M. Santa Cecília promove projeto “Família e Escola Juntos” com ações lúdicas e informativas