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JUIZ DE FORA - 3/12/2021 - 16:32
Estagiários da Secretaria de Turismo passam por treinamento em Libras
Os estagiários da Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) passaram por um treinamento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que os permitirá atender os cidadãos com deficiência auditiva. A modalidade gestual – com expressões faciais e corporais – é uma importante ferramenta de reinserção social.
O projeto de aprendizado da linguagem pelos estagiários se ajusta com as políticas de inclusão e cidadania da Prefeitura de Juiz de Fora, priorizando a acessibilidade a moradores e a visitantes. O projeto é uma ação da Secretaria de Recursos Humanos (SRH), realizada por meio da Escola de Governo em parceria com a Setur. As aulas do curso duraram três dias.
A estagiária da Setur, Regina Célia Queiroga, disse que a iniciativa “é muito importante para o nosso setor de atendimento. Ainda mais nós, que estamos na linha de frente no atendimento ao público. Agora, podemos acolher apropriadamente essas pessoas que muitas vezes não têm esse suporte de atendimento. Foi um curso muito rápido e básico, mas eu pretendo continuar aprendendo Libras, para me capacitar cada vez mais e poder oferecer um atendimento cada vez melhor”.
Para o estagiário Arthur de Oliveira Lírio, “o curso foi muito produtivo, porque todos ali conseguiram, pelo menos, ter uma noção da linguagem de sinais. Ainda mais para nós, profissionais do turismo, que trabalham diretamente com atendimento, é importante ter uma noção básica da língua. É muito importante para que a pessoa se sinta bem recepcionada”.
A comunicação por meio de Libras não é somente mímica, pois é composta por um alfabeto, e estrutura linguística e gramatical próprias, permitindo discutir sobre qualquer assunto. A professora do curso de Libras e representante do Departamento de Escola de Governo, Edirlaine Santos, avaliou o projeto como “muito gratificante e produtivo. Inserir a língua de sinais nesse contexto do turismo, voltado para o atendimento da comunidade surda, é maravilhoso, principalmente para esse segmentos que ainda é muito carente no sentido de ter um atendimento específico. E isso só foi o começo, pois estamos sempre procurando novas estratégias e recursos para poder atender esse público de maneira cada vez mais adequada”.
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