NOTÍCIAS: SEDIC
JUIZ DE FORA - 26/11/2021 - 15:22

PJF e ACEJF preparam carta pelo desenvolvimento da cidade e região

Portal de Notícias PJF | PJF e ACEJF preparam carta pelo desenvolvimento da cidade e região | SEDIC - 26/11/2021
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF), preparam uma carta para o Governo do estado, com demandas para o desenvolvimento da cidade e região. A intenção foi colocada durante reunião realizada na última quinta-feira, 25, na sede da ACEJF, com a presença da prefeita Margarida Salomão; do presidente da ACEJF, Aloísio Vasconcellos; do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado; do presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Juraci Scheffer; e empresários locais. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, esteve presente por meio remoto.

A reunião foi um desdobramento dos compromissos firmados entre a ACEJF e o Governo do estado, em 15 de julho deste ano, quando os presentes no encontro com o governador de Minas, Romeu Zema, sugeriram a elaboração do documento, envolvendo compromissos mútuos, do estado, do empresariado e do poder público municipal para a retomada do desenvolvimento de Juiz de Fora e da Zona da Mata.

A prefeita Margarida Salomão falou da importância do diálogo no processo de retomada econômica. “Na campanha, disse que gostaria de voltar aqui e ter um diálogo aberto com os empresários. É nosso compromisso em comum fazer de Juiz de Fora uma cidade melhor. Temos um potencial enorme e a cidade precisa voltar a acreditar em si, para não ficarmos aquém do que já fomos um dia. As portas da Prefeitura estão abertas. Com o diálogo, poderemos levar a cidade para a posição que merece ocupar – um grande polo de atração de investimentos em Minas Gerais.”
Para Aloísio Vasconcellos “este é um momento oportuno para a retomada do desenvolvimento, visto que estamos saindo da pandemia. Estamos otimistas com o poder público municipal e estadual, pois sentimos que temos voz e portas abertas”.

O secretário de Desenvolvimento, Ignacio Delgado, lembrou que as ações da Prefeitura estão alinhadas às do Governo estadual para simplificar e melhorar o ambiente de negócios da cidade, destacando algumas das realizações no último ano: a criação da Sala do Empreendedor; o decreto de simplificação, que desobriga a exigência do alvará para centenas de atividades de baixo risco na cidade; a Câmara Integrada de Análise e Aprovação de Novos Empreendimentos (Ciaane); e o Comitê de desburocratização. “A carta será entregue ao Governo de Minas como compromisso público da Prefeitura, com a chancela da Associação Comercial, firmado com metas objetivas, eixos, prazos e responsabilidades compartilhadas”, destacou.

Os debates envolverão outras entidades para a definição do documento final, que será encaminhado ao estado.

18/1/2022 - SS
Secretária de Saúde da PJF realiza live com pesquisadora Margareth Dalcolmo
18/1/2022 - SO
Programa Boniteza promove 108 intervenções de zeladoria nesta terça, 18