| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 28/10/2021 - 17:29



Cerca de 450 pessoas são atendidas com benefícios no Cidadania na Praça



Portal de Notícias PJF | Cerca de 450 pessoas são atendidas com benefícios no Cidadania na Praça | SAS - 28/10/2021
A Praça Antônio Carlos teve um movimento diferente nesta quinta-feira, 28, Dia do Servidor Público. Profissionais da Secretaria de Assistência Social (SAS) deixaram suas salas funcionais e foram para rua com suas ferramentas de trabalho para ampliar a inclusão social na cidade. Levar os serviços socioassistenciais para os espaços públicos, onde se encontram o público-alvo do seu atendimento, faz parte da ação da atual gestão municipal, assegurando proteção social e garantindo acesso aos programas e benefícios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), como Acessuas trabalho, e encaminhamentos para os serviços de saúde e para outras políticas setoriais.

O Cidadania Praça, uma parceria da SAS com o Demlurb, mobilizou não só os cerca de 80 catadores de material reciclável que participaram do levantamento para o desencadeamento do evento, mas outros cidadãos que aproveitaram a oportunidade para ter acesso a vários benefícios e programas.
Durante às sete horas na Praça, cerca de 450 pessoas foram atendidas em suas demandas atendidas nas várias “barraquinhas” distribuídas pelo espaço público. Lá, além de ter informações, esclarecer possíveis dúvidas, tiveram, também, os encaminhamentos para tirar foto 3x4, atualização do Cadastro Único, Certidão de Nascimento, encaminhamento para RG, equipe do CRAS e Centro POP. Um lanche foi oferecido pela Fundação Maria Mãe com o famoso “pão de canela”, que caiu no gosto do público.

O bom humor e a alegria, também, tiveram sua vez no evento com a presença de um grupo de músicos atendidos pela Casa CEM. Eles deram o ritmo de pagode ao local e aliviaram o clima de quem esperava nas filas para fazer a documentação. Os músicos aproveitaram ainda para fazerem seu cadastro, conforme conta Nathan Augusto Cristovão Ferreira, 25 anos, que fez o CADÚnico e ainda tocou atabaque no local.
Carlos Henrique Souza Felix, 37 anos, parceiro de Cristóvão, aproveitou e fez todos os documentos e se mostrou muito grato à oportunidade. Ele conta que antes de estar na Casa CEM, morava na rua. “A casa me acolheu de uma forma que fez aprimorar minha mente para enxergar outros horizontes. Muitas vezes a gente é cegado morando na rua, a própria sociedade sempre te julga mal. Então, é uma ótima oportunidade, fazer o documento é uma forma de se reintegrar na sociedade”.

Rodrigo Ferreira Bastos, 45 anos, pretende renovar todos os documentos e considera a oportunidade uma ótima ideia, já que nem todos possuem condição de ir em um local pagar pelo serviço. Ele conta que nesta quarta-feira, 27, foi tentar fazer seus documentos, mas o valor era muito alto e, então, deram para ele o panfleto sobre o evento “Cidadania na praça”. “O serviço tem que ser acessível para todo mundo, pois o documento é uma coisa fundamental”, ele diz.

Antônio Marcos da Silva de Oliveira, 52 anos, morador de rua, fez o cadastro único para dormir na Casa de Passagem para Homens, pois estava dormindo na casa de um conhecido, mas não estava se sentindo bem, devido sua orientação sexual. Há cinco anos, ele dorme na rua Mister Moore. “Eu sofri demais, perdi tudo, meus irmãos não quiseram me aceitar dentro de casa.”

Silvana Aparecida Dias da Silva, 31 anos, é de São Joaquim de Bicas - BH e mudou-se para Juiz de Fora após a morte de seus pais pela Covid-19. Foi fazer a atualização do cadastro do Bolsa Família e considera uma ótima oportunidade, ainda mais depois de todos os impactos negativos que a pandemia causou. “Pois, a gente precisa muito. Com essa pandemia as coisas pioraram pra gente, a situação fica mais difícil, mas a gente tem que correr atrás”.
A subsecretaria de Vigilância e Monitoramento de Assistência Social, Meirijane Teodoro, ressalta que o “Cidadania na Praça” foi um sucesso, acrescentando que tudo funcionou muito bem. “Todas as pessoas que chegaram foram atendidas. Nós tivemos um grande número de pessoas que foram atualizar o Cadastro Único, tivemos um número de pessoas que procuraram serviços de identidade, de certidão de nascimento. O evento correu tão bem que no próximo ano nós vamos fazer quatro eventos como este."

A secretária Malu Salim, também, esteve na Praça Antônio Carlos e considerou essa primeira iniciativa da sua gestão na SAS com resultados além do esperado, reafirmando que continuará a levar a assistência social para todos os lugares, sempre como direito de todos os juiz-foranos e dever do Estado.

É possível, também, fazer ou atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) nas unidades do CRAS, das 8h às 17h. No Centro Pop, todos os dias, das 6h30 às 18h30 (Av. Brasil, 265 – Costa Carvalho. Telefone: 3690-7102). Ou, ainda, na sede da SAS (quarto andar), das 8h às 17h por telefone (3690-7361/3690-7486) e, presencialmente, das 8h às 11h e das 13 às 16h, à Rua Halfeld, 450.



 IMPRIMIR 
26/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza palestras educativas em escola estadual
26/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para vidraceiro e outras oportunidades
26/4/2024 - PROCON
Procon apreende cerca de 130 kg de alimentos impróprios para consumo em supermercado
26/4/2024 - SESMAUR
Prefeitura interdita estabelecimento no Alto dos Passos por perturbação de sossego
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU abre inscrições para 110 vagas gratuitas em oficinas de cultura e esporte
26/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Linhares neste sábado, 27
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
25/4/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para oficina de finanças e curso de inglês instrumental
25/4/2024 - SRH
Recursos Humanos realiza ação do “Abril verde” com servidores da STDA
25/4/2024 - FUNALFA
PJF oferece vagas em oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar
25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Fernão Dias desenvolve projeto com atividades lúdicas e recreativas
25/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades
25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2