NOTÍCIAS:SEDH
JUIZ DE FORA - 27/10/2021 - 16:44

Portal de Notícias PJF | SEDH promove roda de conversa do “Fala ae Juventude” para jovens do Solidariedade | SEDH - 27/10/2021
Nesta terça-feira, 26, a coordenação de Políticas para a Juventude da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) realizou mais uma roda de conversa do projeto “Fala ae Juventude”, em parceria com o programa estadual “Fica Vivo!”. O encontro teve como foco a região Sudeste do município e foi realizado no auditório do Núcleo Travessia, no bairro Vila Olavo Costa. A roda de conversa contou com a participação de 17 jovens, entre 12 e 19 anos, moradores do bairro Solidariedade.

A coordenadora de políticas para a juventude da SEDH, Luiza Travassos, lembra que o projeto teve início este ano, em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12 de agosto. “A ideia é estabelecer novamente uma relação entre o poder público e os jovens. Através destas rodas de conversa, conhecemos as particularidades de cada região da cidade para construir estratégias de políticas públicas para a juventude, sempre baseadas no diálogo”.

“É muito positivo e necessário este tipo de espaço. Através de iniciativas assim, podemos construir políticas públicas, dialogando com a juventude e sempre considerando a diversidade deste público”, conta o analista social do programa “Fica Vivo!”, Alisson Messias.

As rodas de conversa já foram realizadas na Praça CEU (Zona Norte); nas praças dos bairros São Pedro (Zona Oeste); e Vitorino Braga (Zona Leste); na comunidade do Parque das Águas; no Parque da Lajinha; e no Teatro Paschoal Carlos Magno (Centro). A intenção é levar o debate para novas regiões da cidade nos próximos encontros.

Programa “Fica Vivo!”

Instituído em 2003, através do decreto nº 43.334, o Programa de Controle de Homicídios - “Fica Vivo!” atua na prevenção e redução de homicídios dolosos de adolescentes e jovens entre 12 e 24 anos, nas áreas que registram maior concentração deste fenômeno.

O programa também tem dentre seus objetivos fortalecer discussões junto aos profissionais que atendem adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Em Juiz de Fora, os trabalhos estão focados nos bairros Olavo Costa, Solidariedade, Furtado de Menezes, Vila Ozanan e Vila Ideal, promovendo estratégias de proteção social, prevenção de mortes e discussões sobre os impactos do racismo estrutural, entre outros tópicos.

Outras informações:
(32) 3690-7331 ou sedh@pjf.mg.gov.br - Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH)
(32) 3235-1023 - “Fica Vivo!” e Mediação de Conflitos (Rua Jacinto Marcelino, 25, Bairro Vila Olavo Costa)

8/12/2021 - SEAPA
Mercado Municipal terá horário estendido a partir desta quinta-feira, dia 9
8/12/2021 - SS
Secretária de Saúde realiza live sobre o Dezembro Vermelho
8/12/2021 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar apresenta audição de violino
8/12/2021 - DEMLURB
Demlurb intensifica coleta conteinerizada na região Central da cidade
8/12/2021 - SS