NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 28/9/2021 - 17:21

GT LGBTQIA+ entrega Proposta de Plano Municipal à prefeita

Portal de Notícias PJF | GT LGBTQIA+ entrega Proposta de Plano Municipal à prefeita  | SEDH - 28/9/2021
O Grupo de Trabalho LGBTQIA+, através da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), construiu e entregou, nesta terça-feira, dia 28, a Proposta de Plano Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+ para a prefeita Margarida Salomão.

A prefeita Margarida Salomão destacou a importância do GT LGBTQIA+ como uma iniciativa pioneira para Juiz de Fora. “É algo histórico. Nunca antes na história desta cidade nós tivemos um avanço dessa natureza de forma institucional. Avançamos muito na sociedade, do ponto de vista da expressão da diversidade, dos direitos daqueles que estão oprimidos, desconsiderados. É um avanço muito grande para nós".

Já o Secretário Especial de Direitos Humanos (SEDH), Biel Rocha, celebrou a entrega do Plano Municipal, reforçando o compromisso da atual gestão com todos, todas e todes “No dia 17 de maio, dia Internacional da luta contra a homofobia, a prefeita assinou um decreto criando esse Grupo de Trabalho para elaborar um Plano de Promoção e Defesa da População LGBTQIA+. Esse é um GT composto por membros do Governo e membros da sociedade civil e qualquer política, ação ou programa só vai funcionar se tiver debate e diálogo”.

Participaram da elaboração de propostas as Secretarias de Direitos Humanos (SEDH), Saúde (SS), Educação (SE), Segurança Urbana e Cidadania (SESUC), Assistência Social (SAS) e Funalfa, além de representantes das organizações da sociedade civil e entidades ou movimentos da população LGBTQIA+: CeR-LGBTQI+; OAB-MG; Mães pela Liberdade; Força Trans; Resistência Trans; Instituto Educação e Cidadania (IEC); Associação de Travestis, Transgêneres e Transexuais de JF (Astra) e a vereadora Tallia Sobral, representando a Câmara Municipal.

A vereadora Tallia Sobral, que participou como convidada junto à Câmara Municipal, afirmou que os debates foram muito produtivos, resultando em um Plano Municipal sólido e rico. “Me sinto parte dessa representação que, por muitos anos, sentimos falta nos espaços públicos e institucionais. É uma vitória muito grande a construção do plano municipal, porque nós precisamos pautar o que somos, ter políticas públicas. Fazemos parte da sociedade e precisamos dessas medidas. Temos hoje um plano muito completo para representar a população LGBTQIA+”.

Plano Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+

A proposta do Plano Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+ tem como objetivo “garantir a execução de políticas públicas de inclusão social e de combate às desigualdades e discriminações contra à população LGBTQIA+ em decorrência de orientação sexual e/ou identidade de gênero, primando pela intersetorialidade e transversalidade na proposição e implementação dessas políticas” e se divide em cinco eixos temáticos.

1- Saúde Integral
2- Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
3- Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
4- Educação e Comunicação Social
5- Assistência Social, Trabalho, Empregabilidade e Renda

Conselho Municipal LGBTQIA+

Além disso, foi proposta a criação do Conselho Municipal LGBTQIA+ para dar continuidade à elaboração de propostas de Promoção e Defesa dos Direitos da População.

Outras informações:
Secretaria Especial de Direitos Humanos (Sedh) - (32) 3690-7331 - ou sedh@pjf.mg.gov.br

Foto: Carlos Mendonça

18/5/2024 - PREFEITA
Prefeita anuncia pavimentação completa e nova linha de ônibus para o bairro Santo Agostinho
18/5/2024 - PREFEITURA
17/5/2024 - SAS
Centro Pop promove encontro para informar sobre acesso à direitos com representantes da DPU
17/5/2024 - SEDH
Conselho Municipal da Igualdade Racial recebe equipamentos para otimizar o trabalho
17/5/2024 - SESUC
Festa para a comunidade lança o projeto “Nossa Escola: segurança, cidadania e cultura de paz” na E. M. Antonino Lessa