NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 20/9/2021 - 15:17

Funalfa promove reuniões para divulgar Edital “Murilão” nos territórios

Portal de Notícias PJF | Funalfa promove reuniões para divulgar Edital “Murilão” nos territórios | FUNALFA - 20/9/2021
Com o objetivo de reforçar a divulgação do Edital “Murilão”, lançado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para financiar projetos de arte e cultura de artistas e produtores locais, a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) organizou uma série de encontros do projeto “Dedo de Prosa”. Além das reuniões virtuais, cujas datas e horários serão anunciados em breve, também estão previstos encontros presenciais em diferentes territórios da cidade, seguindo os protocolos sanitários de contenção à Covid-19, como distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel.

Somente esta semana, serão cinco reuniões, com início nesta segunda-feira, 20, no bairro Retiro. “Essa metodologia de ir aos territórios para informar como funciona, quem pode participar e como se inscrever deu resultados muito positivos nos dois primeiros editais lançados: “Cultura da/na Quebrada” e “Fernanda Müller de Cultura Trans”. Nossa expectativa é de manter e reforçar esse vínculo”, conta a gerente de Cultura e Território da Funalfa, Silvânia Santos.

Ela observa que essa é uma estratégia para garantir a democratização do acesso ao patrocínio cultural do município. “Ao longo dos anos, muitas pessoas ficavam fora do processo por desconhecerem as regras ou acharem tudo muito complexo, por considerarem que não era uma oportunidade para elas, e, às vezes, até pela dificuldade de se reconhecerem como artistas ou produtoras de cultura. Nossa equipe busca desmistificar isso tudo. A gente busca falar e também para ouvir. Saber o que as pessoas estão pensando, do que estão precisando e tirar dúvidas.”

A gerente cita Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira, cujo centenário de nascimento foi comemorado neste domingo, 19, que defendia a redução da distância entre o que se diz e o que se faz. “Então, estamos dando sentido ao que fazemos, levando o conhecimento e dando a todos o acesso aos seus direitos, sempre.”

Outro canal de informação mantido pela Funalfa é o WhatsApp 98447-0403, por meio do qual também é possível tirar dúvidas sobre o edital e, se necessário, agendar atendimento presencial. A participação nos encontros virtuais e presenciais, bem como o atendimento pelo WhatsApp são gratuitos e abertos a todos os interessados.

Calendário do “Dedo de Prosa”:

Dia 20 - Segunda – Retiro (Casa da Criança | Rua Irmã Emerenciana 121) - 19h30
Dia 21 – Terça – Santo Antônio e região (E. M. Dante Jaime Brochado) - 19h30
Dia 22 – Quarta – Filgueiras (Praça do bairro) - 19h30
Dia 23 – Quinta – Grama (Praça do bairro) - 19h30
Dia 24 – Sexta – Monte Castelo (SPM) - 19h30

Terceiro dos cinco editais de financiamento cultural programados pela PJF para 2021, dentro do Programa Cultural Murilo Mendes, o “Murilão” disponibiliza R$ 1 milhão, oriundo do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic). As inscrições ficam abertas até o dia 2 de outubro, na modalidade presencial, ou até 23h59 do dia 3 de outubro pela internet, na plataforma Prefeitura Ágil, via aplicativo “1Doc”, ou através do site. O edital completo está disponível no mesmo link.

A participação é aberta a pessoas físicas maiores de 14 anos, residentes em Juiz de Fora há, pelo menos, um ano. Imigrantes estrangeiros também podem concorrer ao financiamento cultural, desde que estejam em situação regular. Serão aceitos projetos de formação, produção, circulação e pesquisa nas diversas áreas artísticas, como: artes urbanas, artes visuais, artes cênicas (teatro, circo, ópera, performance e dança), audiovisual, carnaval, cultura popular, games, literatura, memória, música, patrimônio material e imaterial, entre outras. O “Murilão” vai contemplar projetos em três categorias de teto: R$ 15 mil, R$ 30 mil e R$ 50 mil, considerando os valores brutos.

6/5/2024 - SE
4/5/2024 - PREFEITA
Prefeitura reabre via Roberto Campos de Andrade após obras de drenagem, iluminação e pavimentação
3/5/2024 - SESUC