| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 2/7/2021 - 08:14



Cras supera desafios e acompanha idosos em tempos de isolamento social



Portal de Notícias PJF | Cras supera desafios e acompanha idosos em tempos de isolamento social | SAS - 2/7/2021
Para manter o vínculo com os idosos durante a pandemia da Covid-19, desde novembro de 2020, a equipe de trabalho do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Sudeste Costa Carvalho vem realizando o acompanhamento dos assistidos via aplicativo WhatsApp. Frequentemente, essa ferramenta é usada como uma das estratégias para dar suporte aos idosos pelo equipamento gerenciado pela Secretaria de Assistência Social. A iniciativa visa a minimizar as graves consequências causadas a essa população pelo isolamento e o distanciamento social.

Criado dentro das atividades regulares do CRAS, o Grupo Felizidade com idosos de 60 a 88 anos, mantém sua convivência e troca de experiência referentes às suas vidas desde 2010, quando foi criado e mantinha reuniões quinzenais e presenciais até início da pandemia, em março de 2020. O CRAS Sudeste Costa Carvalho vem acompanhando sistematicamente 50 idosos, sendo que destes, 27 participam efetivamente do Grupo Felizidade. Para acesso ao acompanhamento realizado e proposto pelo CRAS através do WhatsApp, percebeu-se que todos têm acesso à internet, porém para acesso a outras plataformas como o Meet não possuem uma internet de boa qualidade.

Em sintonia com esse grupo de idosos, a assistente social Cristina Mariquito e a pedagoga Imaculada Domingues introduziram atividades planejadas para ultrapassar o uso tradicional do aplicativo de mensagens enviadas carinhosamente entre eles. As técnicas de referência do CRAS criaram um espaço para reflexões e orientação neste momento tão difícil da vida na cidade e no país, discutindo questões e levando informações sobre os mais variados assuntos.
“Intergeracionalidade: conscientização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa” é o tema em debate na plataforma durante o mês de julho. Entre outros assuntos discutidos pelo Grupo Felizidade estão: Vacina Covid-19, sensibilização quanto aos cuidados preventivos; Mitos sobre a vacina; Direitos dos idosos (Estatuto do Idoso); Resgate da memória de Juiz de Fora, “resgatando” assim a memória dos próprios idosos; Alimentação da pessoa idosa (troca de receitas com maior teor nutritivo); Atividade física para os idosos; A convivência familiar em tempos de Pandemia.

A supervisora e assistente social do CRAS Sudeste Costa Carvalho, Alessandra Azalim, ressalta, por exemplo, que no mês de junho foi a vez de levar informações sobre a violência realizada contra a pessoa idosa dentro das comemorações do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho). “Aproveitamos este momento para debatermos sobre os tipos de violência, quem são os agressores, locais para a denúncia. Durante todo o mês a equipe técnica do CRAS gravou e postou pequenos vídeos: os vídeos foram gravados pelos técnicos da Unidade, que buscaram resumidamente dar exemplos de como os tipos de violência podem ser identificados por eles e por pessoas de seu convívio”.
Azalim, também, destaca o tema da violência financeira contra os idosos. Nesse sentido, o grupo de WhatsApp foi reforçado com disponibilização de vídeos e outros posts sobre o aumento de 60% no número de golpes contra idosos, evidenciados pelas dívidas que muitos contraíram por empréstimos ou adquiriram cartões sem os devidos esclarecimentos por parte das instituições financeiras.

“O retorno por parte dos idosos tem sido muito positivo. Os próprios idosos utilizam o WathsApp para exporem suas dúvidas e reflexões sobre os temas propostos. Temos incentivado cada vez mais que os idosos apresentem sua opinião sobre as atividades postadas pela equipe do CRAS, através de mensagens de texto e de áudio. Temos nos surpreendido com as colocações realizadas pelos mesmos, alguns mais tímidos, mas cada um de sua forma afirmam que estão conseguindo compreender as discussões”, conclui a supervisora.

O CRAS dará sequência aos encontros e acompanhamentos realizados através das ferramentas digitais e virtuais com o objetivo de garantir os vínculos e referências dos idosos do Grupo Felizidade com a equipe de trabalho do CRAS Sudeste Costa Carvalho, que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.



 IMPRIMIR 
26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
Nota de pesar
26/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
26/4/2024 - EMPAV
Recomposição asfáltica: Prefeitura atende mais de 40 bairros em cinco dias
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU: Projeto antirracista do Grupo Nzinga terá primeira contação de histórias de 2024
26/4/2024 - SAS
Usuários de Centros de Centro de Convivência assistem à peça “Fuxico”
26/4/2024 - SE
PJF e ArcelorMittal entregam óculos para estudantes da E. M. Profa. Dilamar Carvalho dos Santos
26/4/2024 - SG
PJF promove edição especial do Rua de Brincar em comemoração ao Dia do Trabalhador na quarta, 1°de maio
26/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza palestras educativas em escola estadual
26/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para vidraceiro e outras oportunidades
26/4/2024 - PROCON
Procon apreende cerca de 130 kg de alimentos impróprios para consumo em supermercado
26/4/2024 - SESMAUR
Prefeitura interdita estabelecimento no Alto dos Passos por perturbação de sossego
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU abre inscrições para 110 vagas gratuitas em oficinas de cultura e esporte
26/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Linhares neste sábado, 27
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2