NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 5/11/2020 - 15:36

Portal de Notícias PJF | Primeiro dia do workshop “Juiz de Fora Mais Resiliente” propõe união entre órgãos de socorro a desastres | DEFESA CIVIL - 5/11/2020
Teve início nesta quarta-feira, 04, o workshop “Juiz de Fora Mais Resiliente”, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A abertura do evento, totalmente online, contou com depoimentos de autoridades locais e do chefe do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastre (UNDRR), Sanjaya Bhatia e da representante do Instituto Global de Educação e Treinamento (Geti) Mutarika Pruksapong.

O público participa respondendo questões sobre como o município se encontra para o enfrentamento das adversidades naturais. Também foi aberto um canal de perguntas à sala técnica, formada pelos diversos setores ligados ao tema. Entre os aspectos abordados, chamou atenção a discussão sobre a união dos serviços de suporte e atendimento aos desastres em uma única estrutura. A proposta, defendida por representantes de órgãos de segurança e da administração municipal, deve ser incluída no plano de ação a ser elaborado a partir do workshop. Os interessados podem acompanhar os próximos dias, ao vivo, pelo Youtube, a partir das 14h.

O workshop permite a consulta pública à comunidade, que tem oportunidade de opinar sobre as forma como a cidade tem enfrentado os momentos de calamidade, como ela está se preparando e como ela deve estar nos próximos anos. De acordo com a coordenadora do evento, Gislaine dos Santos, somente nessa quarta-feira, 170 formulários foram respondidos. “Esse número de respostas deve aumentar porque estaremos com a consulta aberta até sexta-feira, 6, e os vídeos da transmissão podem ser acessados no nosso site www.ufjf.com.br/resiliencia.

Ao aderir à campanha mundial “Cidades Resilientes”, Juiz de Fora se comprometeu em adotar medidas para o fortalecimento de instituições e ações para a melhoria da sua condição de resposta às adversidades naturais. Assim, um questionário foi respondido, numa primeira etapa, pelos organismos locais. Essas mesmas questões, agora, são submetidas à apreciação do público de modo a contribuir com a pluralidade de visão, na definição de um perfil da capacidade de Juiz de Fora atender, socorrer e se reconstruir, sendo de fato uma cidade resiliente.

Nessa quinta-feira, 5, novas questões serão colocadas em avaliação, a fim de consolidar a resposta ao questionário padrão, do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastre (UNDRR), contendo 47 perguntas, relativa aos “Dez Princípios para Construir Cidades Resilientes” (https://www.youtube.com/watch?v=2CpwlVkzias&feature=youtu.be.)

Em agosto, a cidade recebeu o certificado de compromisso com a resiliência. O documento é conferido pelo Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) a cidades imbuídas no propósito de se prepararem para o enfrentamento de situações de emergência causadas por desastres naturais.

Confira a programação completa no link www.ufjf.br/resiliencia/jf-resiliente/inscricoes-e-programacao.

Outras informações: www.ufjf.br/resiliencia/jf-resiliente.

Veja os 10 passos a serem seguidos para atingir a resiliência

1. Se organizar para a resiliência frente aos desastres

2-Identificar, compreender e utilizar cenários de risco atuais e futuros