NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 26/10/2020 - 15:53

Defesa Civil convida a comunidade para workshop Juiz de Fora Mais Resiliente

Portal de Notícias PJF | Defesa Civil convida a comunidade para workshop Juiz de Fora Mais Resiliente | DEFESA CIVIL - 26/10/2020
A Defesa Civil de Juiz de Fora convida a todos os interessados em saber mais sobre o processo de avaliação da resiliência do município a participar do workshop “Juiz de Fora Mais Resiliente”. As inscrições encerram-se nesta terça-feira, 27, e podem ser feitas pelo formulário.

O evento realizado em parceria pela Prefeitura de Juiz de Fora e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é gratuito, e a programação será transmitida ao vivo via Youtube. Neste ano, o município se inscreveu no programa "Cidades Resilientes", das Organizações das Nações Unidas (ONU) a fim de diagnosticar seu perfil para o enfrentamento a situações de desastres naturais e de se capacitar para melhor responder a essas adversidades. O workshop acontece entre os dias 04 e 06 de novembro, de forma online.

De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, o primeiro passo dentro do processo de habilitação de Juiz de Fora para o recebimento do título de Cidade Resiliente, foi a aplicação de um questionário contendo 47 perguntas aos mais diferentes setores envolvidos na questão. "Agora, essas perguntas e respostas serão consolidadas em conjunto durante o workshop, permitindo apurar com maior precisão o perfil das nossas condições de atendimento, visualizar de forma ampla nossas fragilidades e nossos acertos, para que possamos ter um Plano de Ações com orientação da ONU e oferecer ao Município as condições para se tornar uma Cidade Resiliente", destaca. Para o subsecretário, a avaliação ainda vai resultar na melhor colocação do Município diante da busca de parcerias e ou recursos para atingir suas metas.

"Nós estamos mobilizando as lideranças comunitárias para participarem dessa etapa, que também é aberta a toda a população, uma vez que é muito importante contar com as diferentes contribuições", completa. O Workshop será uma oportunidade de dar publicidade às análises preliminares e de promover consulta pública à comunidade. Os diversos atores irão discutir e contribuir com o aperfeiçoamento das ações de gestão e planejamento de risco de desastre. Além do público em geral, participam profissionais da área como bombeiros militares, agentes de Defesa Civil, professores e estudantes, garantindo a pluralidade de visão ao processo.

A “Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência – Nível Preliminar”, desenvolvida pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), é um conjunto de perguntas sobre o município que permitem aos governos locais avaliarem sua resiliência a desastres, estruturando-se em torno dos “Dez Princípios para Construir Cidades Resilientes”.

Em agosto, a cidade recebeu o certificado de compromisso com a resiliência. O documento é conferido pelo Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) a cidades imbuídas no propósito de se prepararem para o enfrentamento de emergências causadas por desastres naturais. Para ser reconhecido como "Cidade Resiliente", o município deve cumprir 10 passos essenciais.

Conteúdo

No evento serão debatidos os “Dez Princípios para Construir Cidades Resilientes” e os participantes poderão enviar perguntas a serem respondidas pela sala técnica, constituída por gestores públicos nas esferas municipal, estadual e federal, com atuação direta e indireta nos atendimentos aos desastres.

O Workshop reúne atores relevantes da cidade para discutir temáticas atuais que contribuem com o aperfeiçoamento das ações de gestão e planejamento de risco de desastre, a partir da aplicação da “Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência – Nível Preliminar”, e da compilação de seus resultados. Além disso, aborda a necessidade de adoção de medidas de gerenciamento de riscos, uma vez que as consequências econômicas, políticas e sociais dos desastres podem ser devastadoras para as comunidades.

Confira a programação completa no link www.ufjf.br/resiliencia/jf-resiliente/inscricoes-e-programacao/.

Outras informações www.ufjf.br/resiliencia/jf-resiliente.

Veja os 10 passos a serem seguidos para atingir a resiliência

1. Se organizar para a resiliência frente aos desastres

2- Identificar, compreender e utilizar cenários de risco atuais e futuros