NOTÍCIAS:MUSEU MARIANO PROCÓPIO
JUIZ DE FORA - 3/7/2020 - 09:57

Museu destaca mão de obra especializada na conservação do acervo de papel

Portal de Notícias PJF | Museu destaca mão de obra especializada na conservação do acervo de papel | MUSEU MARIANO PROCÓPIO - 3/7/2020
Os itens do chamado “acervo de papel” do Museu “Mariano Procópio”, assim como das demais instituições e espaços de memória que possuem coleções desse tipo de material, necessitam de atenção especial e de trabalho técnico específico para sua conservação e restauração. Recentemente, na Espanha, restauração desastrosa, feita por pessoa não qualificada, ganhou os noticiários pelo mundo, quando a reprodução de representação da Imaculada Conceição, de Bartolomé Esteban Murillo, foi gravemente danificada.

No laboratório de restauração e conservação de papel do Museu “Mariano Procópio”, acervos como gravuras, livros e cartas recebem atenção do supervisor de restauração e conservação de papel, Aloysio Gerheim, formado em Artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e curso de conservação e restauração de documentos pela Escola Serviço Nacional da Indústria (Senai) "Theobaldo De Nigris”, em São Paulo, entidade parceira da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (Aber).

O Laboratório de Conservação e Restauro “Edson Motta”, da Escola Senai, foi implantado em parceria com a Aber. Nas suas instalações são realizados serviços de preservação, conservação e restauro de documentação gráfica. Também são oferecidos cursos direcionados aos profissionais que já atuam nessas áreas e em encadernação, biblioteconomia, arquivologia e museologia; estudantes e interessados em geral. O objetivo é ensinar conceitos de conservação e preservação de acervos em papel, além de critérios internacionais para intervenção e procedimentos que podem ser adotados com os recursos disponíveis no Brasil.

Demais peças do acervo do Museu “Mariano Procópio”, em diferentes materiais, como pinturas, louças e edificações históricas recebem atenção técnica necessária e específica para cada demanda. Recentemente, o castelinho ou Villa “Ferreira Lage”, como é conhecida a antiga residência de veraneio do comendador Mariano Procópio, passou por importantes obras de restauro. A iniciativa teve como patrocinador a MRS Logística S/A, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Em 2018, o Museu promoveu seminário sobre as 28 obras da Coleção “Maria Pardos”, recém-restauradas. Esse trabalho foi executado através do Fundo Estadual de Cultura (FEC), Edital nº 1/2015, por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC) e a Fundação Museu “Mariano Procópio”. Algumas telas foram expostas na antessala do prédio.

Foto: Vinícius Ribeiro

23/9/2020 - EMPAV
Prefeitura programa asfaltamento em mais de 50 ruas até o final do ano
23/9/2020 - SEDETA