NOTÍCIAS:SESUC
JUIZ DE FORA - 29/6/2020 - 15:49

Guarda Municipal realiza descontaminação do 4º Batalhão de Bombeiros Militar

Portal de Notícias PJF | Guarda Municipal realiza descontaminação do 4º Batalhão de Bombeiros Militar  | SESUC - 29/6/2020
Equipe da Guarda Municipal, treinada para ações de descontaminação em ambientes afetados pelo coronavírus, realizou procedimento na sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM) de Juiz de Fora, na manhã desta segunda-feira, 29. Dependências e equipamentos da unidade, na Avenida Brasil, receberam pulverização feita com quaternário de amônio, composto químico utilizado na assepsia de áreas hospitalares. A medida reforça ações de profilaxia, depois que militares da corporação testaram positivo para covid-19, no posto de Santa Cruz.

O trabalho de descontaminação foi executado com auxílio de atomizador costal, para produção de névoa fina, que potencializa o poder de penetrabilidade e eficiência do produto na higienização. Bombas manuais e aplicação direta em pontos de contato completaram o serviço. Pátio, estacionamento, alojamentos, aparelhos de ginástica, refeitório e salas dos serviços administrativos passaram pela limpeza. A descontaminação visa à redução da carga biológica num determinado ambiente, diferente da desinfecção, que pressupõe a esterilização total de agentes contagiosos.

Essa nova modalidade de trabalho é desafio para a Guarda Municipal, engajada em atuar também no enfrentamento à pandemia de coronavírus na cidade. Em abril, integrantes da instituição participaram de capacitação oferecida pelo Exército, para atuação em ações de descontaminação desta natureza. O curso foi conduzido pela Escola de Instrução Especializada (EsIE), organização militar especializada em ocorrências que envolvem armas químicas, biológicas, radiológicas e nucleares e no controle de seus efeitos. Também passaram pelo treinamento os servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Secretaria de Desenvolvimento Social e Defesa Civil.

2/7/2020 - SS
Boletim Covid-19 - Prefeitura confirma mais 52 novos casos nesta quinta-feira
2/7/2020 - SF
Prefeitura prorroga prazo para pedidos de isenção do IPTU 2021