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JUIZ DE FORA - 3/6/2020 - 16:08
Funalfa oferece plantão tira-dúvidas sobre “Cadastro Municipal de Cultura”
Cerca de 700 profissionais já preencheram o “Cadastro Municipal de Cultura – Juiz de Fora”, lançado no domingo, 31 de maio, pela Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa). Algumas pessoas, no entanto, encontraram dificuldades para acessar e entender a plataforma ou fornecer as informações solicitadas. Buscando prestar esclarecimentos e agilizar o processo de cadastro, a Funalfa lançou plantão especial de tira-dúvidas. O atendimento é gratuito e pode ser solicitado nas modalidades presencial, na sede da Funalfa (Avenida Rio Branco, 2.234 – Parque Halfeld – Centro) ou pelo telefone 3690-7036. Para evitar aglomerações, o atendimento presencial deve ser previamente agendado através deste mesmo número. O plantão tira-dúvidas funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas.
Disponível no link funalfa.com.br/cadastro, o “Cadastro Municipal de Cultura” tem como objetivo reunir informações sobre todos os profissionais que atuam no setor, incluindo artistas, produtores, técnicos, especialistas, gestores, oficineiros, professores e qualquer outra trabalhadora ou outro trabalhador do sistema. Além dos dados gerais, que permitirão a elaboração de políticas públicas de cultura, com maior pluralidade, alcance e efetividade, a ferramenta busca dimensionar o impacto da pandemia de covid-19 no segmento, visto que o mercado da cultura é um dos mais prejudicados com as medidas de isolamento.
“O contexto atual, com espaços culturais fechados, eventos e espetáculos suspensos, imprime caráter de urgência ao cadastro. Precisamos transformar em dados tangíveis os prejuízos da categoria, para entender as medidas mais importantes neste momento”, argumentou o diretor-geral da Funalfa, Zezinho Mancini. Ele destaca que o “Cadastro Municipal de Cultura” será importante também para a compreensão de que trabalhadoras e trabalhadores de Juiz Fora poderiam solicitar o auxílio emergencial do Governo federal. “O benefício é proposto no texto substitutivo do Projeto de Lei 1.075, que deve ser votado no Senado, e, se aprovado, seguirá para sanção ou veto presidencial. Por isso, é urgente preencher o cadastro”, explicou Mancini.
Conhecido como Lei “Aldir Blanc”, o projeto destina R$ 3 bilhões para o setor cultural, durante a crise causada pela covid-19. O recurso prevê distribuição em três parcelas de R$ 600, para cada beneficiário.
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