NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 16/10/2019 - 16:28

PJF comemora 25 anos de Curumim

Portal de Notícias PJF | PJF comemora 25 anos de Curumim  | SDS - 16/10/2019
Esta quarta-feira, 16, foi dia de comemorar os 25 anos do Programa Curumim, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O serviço, que é executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), atende atualmente 1060 crianças e adolescentes, com atividades que exploram o lúdico e o conhecimento. Para o prefeito Antônio Almas, o evento é sinal de sucesso do serviço: “Quando celebramos atividades que passam por anos e anos, sabemos que estamos no caminho certo e que devemos valorizar e continuar transformando a vida de todas essas crianças”.

Na cerimônia, que contou com a presença do ex-prefeito Custódio Mattos, responsável pela implantação do programa em Juiz de Fora, houve depoimento do ex-educando Rafael Kilder, além de homenagem aos atuais coordenadores do Curumim e parceiros do serviço e apresentação do coral do Curumim São Benedito. O evento foi finalizado com os parabéns pelos 25 anos de história.

Para a coordenadora do Curumim São Benedito, Fabiana da Silva, a ocasião foi também de relembrar memórias: “Eu fiz parte do primeiro Curumim, em 1994, atuei como pedagoga, educadora e, hoje, ser coordenadora é um presente, é poder dar retorno à comunidade”. A secretária da SDS, Tammy Claret, reforça: “Vinte e cinco anos depois, podemos registrar a importância e a diferença que o Curumim faz, a exemplo de Fabiana.

Durante o evento, foram conhecidos os vencedores do concurso cultural realizado entre os assistidos. Com o objetivo de promover o protagonismo infantojuvenil, estimular a criatividade e o gosto pela leitura, os participantes realizaram trabalhos com o tema: "Curumim 25 anos"  e "Adolescente 25 anos", em diferentes formatos, tais como, desenho, poesia, maquete e música.

Curumins

Os Curumins são Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura de Juiz de Fora que oferecem aos seus usuários, nas suas atividades planejadas, diversas formas de expressão, de interação e de aprendizagem social, envolvendo experiências lúdicas, culturais, esportivas e tecnológicas, que possibilitam a formação cidadã de suas crianças e adolescentes, utilizando como base o acolhimento, a convivência e a socialização.

Os objetivos do Curumim são: desenvolver relações de afetividade e sociabilidade; valorizar a cultura de famílias e comunidades locais; assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social; estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; contribuir para a inserção, reinserção e permanência da criança e do adolescente no sistema educacional escolar; propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; possibilitar conhecimentos sobre o mundo do trabalho e reconhecer a educação como direito de cidadania.

De forma geral, nos curumins as crianças e adolescentes podem participar de atividades de teatro, dança, música, xadrez, capoeira, futebol, futsal, vôlei e diversas outras oficinas socioeducativas. Além disso, são ofertadas duas refeições diárias, café da manhã e da tarde, bem como espaço para o estudo e para a realização de pesquisas escolares. As crianças e adolescentes frequentam os curumins no horário de contra-turno escolar. Em torno de 150 profissionais atuam nos Curumins.

Em 1994, surgiu o primeiro Curumim de Juiz de Fora, no bairro São Benedito. Ao longo desses 25 anos, mais de 10.570 crianças e adolescentes participaram do programa Curumim. Atualmente, o programa conta com as unidades localizadas nos bairros Vila Olavo Costa, São Benedito, Santa Luzia, São Pedro, Santa Maria, Vila Esperança, Igrejinha e Barreira do Triunfo

Em 2001, o programa Curumim foi classificado entre os 150 semifinalistas do Prêmio Itaú – UNICEF, na temática Capacitação Profissional. Em 2004, o programa Curumim recebeu o Prêmio Reconhecer, da Prefeitura de Juiz de Fora, que é concedido às empresas e entidades que se destacaram durante o ano, na área da assistência social. Em 2013, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no qual o Curumim está inserido, recebeu uma premiação internacional, no 3º Encontro Latino Americano de Educação, ficando em 2º lugar na colocação geral, e 1º lugar entre os trabalhos brasileiros.

Foto: Gil Veloso

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

29/6/2022 - SEL
Estádio Municipal recebe partida do Tupynambás neste sábado, 2
29/6/2022 - EMPAV
Operação tapa-buracos da PJF atende Filgueiras e outros dez bairros nesta terça-feira, 28