NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 20/9/2019 - 16:31

Museu Ferroviário oferece oficina gratuita de conservação preventiva de acervo

Portal de Notícias PJF | Museu Ferroviário oferece oficina gratuita de conservação preventiva de acervo | FUNALFA - 20/9/2019
Como parte da programação da “13ª Primavera dos Museus”, o Museu Ferroviário de Juiz de Fora (Avenida Brasil, 2.001 – Centro) promoverá a oficina “Conservação Preventiva de Acervo”. A atividade será gratuita, e realizada no dia 28, sábado, das 9 às 16 horas, com intervalo de uma hora para almoço. São oferecidas 15 vagas, e os interessados devem se inscrever pelo telefone 3690-7055 ou pelo e-mail contatomfjf@gmail.com.

A oficina será ministrada por Marco Aurélio de Assis, responsável técnico do Museu Ferroviário de Juiz de Fora. Desde 2005, ele atua na conservação das peças do equipamento urbano, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa). “Nesse período, tenho sido procurado por colecionadores e estudantes, em busca de orientações sobre como conservar peças em metal. A oficina é, portanto, o atendimento a esta demanda”, relatou Marco. Segundo ele, serão repassadas informações sobre as diversas etapas de preservação dos materiais do acervo, com atividades práticas.

Os participantes deverão levar folhas de jornais e luvas de borracha (dois pares por pessoa). Marco Aurélio acrescentou que pessoas que possuem objetos de prata, cobre e bronze poderão levá-los para a parte prática da oficina.

Neste ano, a “Primavera dos Museus” acontecerá de 23 a 29. A ação é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), envolvendo instituições culturais de todo o país. O tema proposto nesta edição é “Museus por Dentro, por Dentro dos Museus”, que busca explorar os aspectos do cotidiano museológico, considerando os diversos métodos aos quais as coleções são submetidas no processo de formação, organização, conservação e exposição.

Programação da oficina

9 horas – Primeira etapa

1. Apresentação e breve histórico do trabalho de conservação realizado no Museu Ferroviário

2. Visita ao acervo, com olhar sobre os agentes determinantes na alteração química dos objetos expostos (oxidação, poeira, umidade e outros)

3. Técnicas simples e alternativas a serem preparadas e usadas para o restabelecimento dos objetos

4. Hora de colocar a mão na massa: primeiro contato com os objetos a serem trabalhados (aplicação técnica sobre os objetos)

12 horas - Intervalo para almoço

13 horas – Segunda etapa

5. Lavagem dos objetos preparados na primeira etapa

6. Técnicas variadas de polimento para objetos

7. Conclusão e avaliação dos trabalhos.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa - 3690-7044

7/5/2024 - SETUR
PJF e Corpo de Bombeiros fazem workshop para produtores de eventos
7/5/2024 - SS