NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 17/9/2019 - 14:33

Portal de Notícias PJF | Iphan mapeia grupos mineiros de forró no processo de registro como patrimônio imaterial | FUNALFA - 17/9/2019
A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais está mapeando grupos de forró com atuação em todo o estado. O levantamento é parte do processo que subsidiará o registro das matrizes do forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Grupos e pessoas que dançam, cantam e tocam forró são orientados a preencher o formulário específico, disponível no site .

Conforme o Iphan, as matrizes do forró têm contribuído há mais de um século para a construção da identidade nordestina e nacional, não apenas como ritmo musical, mas também como expressão cultural enraizada no cotidiano de comunidades espalhadas pelo Brasil, que têm o forró como manifestação de sua cultura e suas crenças, marca de vivências coletivas de trabalho, celebrações e experiências festivas. Em todo o país, a exemplo do que acontece em Minas, existe um esforço coletivo de identificação e mobilização dos forrozeiros para o preenchimento do formulário. No caso específico de Juiz de Fora, a iniciativa tem apoio da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa).

A solicitação do registro das matrizes do forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em conformidade com o Decreto 3.551, de 2001, foi organizada pela Associação Balaio Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba, sendo recebida pelo Iphan na Paraíba. Conforme consta da solicitação de registro, “a tradição dos repentes, dos desafios e dos poemas musicados em modas de viola constitui uma das principais bases artísticas da cultura forrozeira. As letras de muitas músicas de forró revelam os ritos de celebração das colheitas, tão presentes pelo interior do nosso país em tempos de outrora. Elas falam dos festejos juninos, com suas homenagens aos santos de devoção, falam das danças em torno das fogueiras, dos casamentos, das comidas, da vida cotidiana do povo sertanejo.”

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa - 3690-7044

7/12/2021 - SS
Farmácia Central realiza evento que integra o “Dezembro Vermelho”
Mais de 60 mil animais são vacinados contra a raiva em Juiz de Fora