| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDETA
JUIZ DE FORA - 17/6/2019 - 18:49



Aerofest reúne cerca de 60 mil pessoas no fim de semana de alegria e emoção



Portal de Notícias PJF | Aerofest reúne cerca de 60 mil pessoas no fim de semana de alegria e emoção | SEDETA - 17/6/2019
“Olho no avião e caneca na mão”. Este foi o lema de quem curtiu o Aerofest 2019 no final de semana, evento que movimentou a cidade e atraiu cerca de 60 mil pessoas de Juiz de Fora e região ao Aeroporto Municipal “Francisco Álvares de Assis” (Serrinha), comemorando os 169 anos da cidade, 81 do Aeroclube e 41 da Associação Juiz-forana de Modelismo (Ajam). Durante dois dias, o público conheceu, admirou e se emocionou com as apresentações de aeromodelismo, saltos de paraquedismo, exposição de aeronaves e voos acrobáticos, programação encerrada com chave de ouro, na 15ª demonstração da Esquadrilha da Fumaça em Juiz de Fora, ovacionada, mais uma vez, pela população da cidade, e com presença do prefeito Antônio Almas.

Entre milhares de olhares encantados do público, reunindo famílias e grupos de amigos, Miguel Maia de Almeida, 6 anos, acompanhava a apresentação de aeromodelos: “Achei muito bom. Eu vim passear com meu papai e a namorada dele, e gostei do avião que deu cambalhota no ceú!”. O advogado Marcelo Silva Adriano, pai de Miguel, também elogiou a realização do evento: “Bem interessante, bem organizado e com bastante atração para a família toda. Isso é bom, pois traz um pouco deste mundo da aviação para a população da cidade”. No domingo, a expectativa pela chegada da Esquadrilha da Fumaça reuniu o público desde cedo. Às 11 horas, a passagem rápida dos sete aviões atraiu olhares curiosos dos visitantes, que aguardavam ansiosos a demonstração, marcada para maisa tarde. “Vim assistir a Esquadrilha da Fumaça pela primeira vez, e estou feliz porque pude assistir do melhor lugar”, comemorou Tainara Barros, 8 anos, que estava na primeira fila.

A pedagoga Regiane Guedes Monteiro fez questão de estar com a família ao Aerofest:: “Foi muito bom, muito legal. Achei o máximo esses aviõezinhos de controle remoto e o helicóptero, parecem reais. E gostei também de ver esses paraquedistas. É uma grande oportunidade para que as crianças vejam de perto essas atrações. É um tipo de evento bem diferente”.

Atendendo a todos os gostos e bolsos, o Aerofest 2019 contou, nos dois dias, com serviços de alimentação e 14 cervejarias, com mais de 40 tipos de cervejas especiais. “Um evento de caráter público, democrático, que permite a utilização, pela população, do espaço e dos equipamentos públicos complexos, como é o caso do aeroporto, com a oportunidade de se aproximar as pessoas ao mundo da aviação, valorizando e divulgando as cervejarias de Juiz de Fora e sua gastronomia rica e diversificada”, definiu o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Marcos Miranda.

Para ele, um evento da magnitude do Aerofest, público e gratuito, só é possível de se realizar graças à interação positiva e transparente entre o poder público e a iniciativa privada, onde o interesse público é a premissa fundamental: “O sucesso deve-se, em grande medida, à atuação dos diversos agentes envolvidos, entre os quais podemos citar as diversas secretarias municipais, à polícia, aos bombeiros e ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e a um planejamento que articula todos esses serviços”.

“Além de gerarem ambiente de maior coesão social, valorizando o entretenimento público de qualidade, eventos como o Aerofest garantem a irrigação da economia local, fazendo com que os recursos circulem de maneira mais dinâmica, mantendo-os na própria cidade, além da contratação de inúmeros serviços, entre eles, segurança, bombeiros civis, limpeza e manutenção, transporte e frete, equipamentos de som, iluminação, eletricistas, montagens de tendas, gradis e banheiros químicos”.

Esquadrilha aprova gastronomia

Enquanto estiveram na cidade, a equipe da Esquadrilha da Fumaça conheceu um pouco da gastronomia local, em refeições oferecidas pelos organizadores, em parceria com o Curso de Gastronomia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

Natural de Ipatinga, MG, o capitão Barra matou a saudade do tempero de Minas: “Achei espetacular ter a oportunidade de voltar aqui a Juiz de Fora e ser recebido com essa comida maravilhosa, com os quitutes mineiros, das terras locais, com tempero maravilhoso. Gostei bastante do frango com quiabo e do angu branco, que é algo que não vemos com facilidade”.

Palestra para escolas

Na manhã desta segunda-feira, 17, componentes da Esquadrilha da Fumaça deram palestra para cerca de cem alunos da Escola Municipal “Santos Dumont”, Colégio Militar “Tiradentes” e Aeroclube de Juiz de Fora. Entre os assuntos tratados, o trabalho e as formas de ingresso na Força Aérea Brasileira (FAB) chamaram a atenção dos jovens.

“Foi muito interessante. Eles explicaram para a gente como é a forma de ingresso. Eu, por exemplo, achava que só poderia ingressar pela Epcar (Escola Preparatória de Cadetes do Ar), então, eles mostraram que tem o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), onde você não precisa fazer o ensino médio lá: você pode ter o ensino superior e entrar”, explicou Giovana de Oliveira, estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Militar “Tiradentes”.

Para as amigas Isabele Tormem, Maria Eduarda Santos e Gabriele Ramos, a carreira na Aeronáutica é uma possibilidade: “Eu pensava nisso antes, mas achava que poderia ingressar somente pela Epcar, e como já estou terminando meu ensino médio, achava que não teria mais a possibilidade. Mas, depois que a gente veio aqui, abriu um campo de possibilidades que me interessou muito. Também os vídeos que eles mostraram motivam muito a gente. Ficamos emocionadas, vendo e imaginando que poderíamos ser nós ali dentro, criando expectativa ainda maior em querer estudar, passar e poder um dia fazer o que eles fazem”, afirmou Isabele.

Sobre o Aerofest

O evento foi realização do Aeroclube de Juiz de Fora, Ajam, AMD Services e Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Sedeta e das secretarias de Comunicação Pública (Secom), Transportes e Trânsito (Settra), Saúde (SS), Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), através da Guarda Municipal (GM), Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) e Educação (SE), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG (Cisdeste/Samu), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMM) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Com produção da Rodamundo; apoio: Bom Brasileiro, Iruam Máquinas e Equipamentos e Plena Treinamentos; patrocínio: Camilo dos Santos, Proforte, Seg Taxi, Codeme, Sudeste Automóveis e Mineirão Atacarejo .

Foto: Carlos Mendonça






* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedeta, pelo telefone 3690-8341.



 IMPRIMIR 
26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
Nota de pesar
26/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
26/4/2024 - EMPAV
Recomposição asfáltica: Prefeitura atende mais de 40 bairros em cinco dias
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU: Projeto antirracista do Grupo Nzinga terá primeira contação de histórias de 2024
26/4/2024 - SAS
Usuários de Centros de Centro de Convivência assistem à peça “Fuxico”
26/4/2024 - SE
PJF e ArcelorMittal entregam óculos para estudantes da E. M. Profa. Dilamar Carvalho dos Santos
26/4/2024 - SG
PJF promove edição especial do Rua de Brincar em comemoração ao Dia do Trabalhador na quarta, 1°de maio
26/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza palestras educativas em escola estadual
26/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para vidraceiro e outras oportunidades
26/4/2024 - PROCON
Procon apreende cerca de 130 kg de alimentos impróprios para consumo em supermercado
26/4/2024 - SESMAUR
Prefeitura interdita estabelecimento no Alto dos Passos por perturbação de sossego
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU abre inscrições para 110 vagas gratuitas em oficinas de cultura e esporte
26/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Linhares neste sábado, 27
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2