NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 2/5/2019 - 14:31

Campanha “Eu Cuido de JF” alerta para vandalismo nas unidades básicas de saúde

Portal de Notícias PJF | Campanha “Eu Cuido de JF” alerta para vandalismo nas unidades básicas de saúde | SS - 2/5/2019
Nos últimos 12 meses, 15 unidades básicas de saúde (UBSs) localizadas em diversas regiões de Juiz de Fora foram alvo de atos de vandalismo, gerando prejuízo para os cofres públicos de cerca de R$ 80 mil, que poderiam ser investidos em outras áreas, como na compra de remédios, por exemplo. Entre estes atos estão quebra de vidraças, portões, maçanetas, caixa d’água, canos e tubulação e grades de proteção, além de roubo de TV, fios e até provocação de incêndio, entre outros.

A UBS de Benfica, por exemplo, foi invadida quatro vezes este ano, entre março e abril. Os vândalos danificaram toda a parte elétrica, roubaram fios, quebraram vidraças – que foram trocadas três vezes em menos de um mês, estragaram a tubulação por onde passa oxigênio e ar comprimido e destruíram parte do ar-condicionado.

Na UBS do Bairro Bandeirantes, em outubro de 2018, vândalos atearam fogo em um anexo da unidade, onde funcionam oficinas de artesanatos e outras atividades voltadas para o bem-estar e a saúde dos usuários. Os criminosos entraram pelos fundos da área de convivência, furaram a tela de proteção e utilizaram álcool para provocar incêndio no local. As chamas destruíram armários, mesas, máquinas de costuras e tecidos utilizados nas oficinas.

“Eu Cuido de JF – Se é Público, Também é Seu”

Como forma de conscientizar a população sobre manutenção e cuidado com o bem que é de todos, a Secretaria de Comunicação Pública (Secom) lançou a campanha “Eu Cuido de JF – Se é Público, Também é Seu”, que visa alertar sobre vários problemas de vandalismo na cidade, onde o dinheiro gasto para reparar os danos poderia ser investido em melhorias para o dia a dia da população.