NOTÍCIAS: SECOM
JUIZ DE FORA - 18/2/2019 - 16:39

“Bem Comum” reúne blocos de carnaval para doação de sangue

Portal de Notícias PJF | “Bem Comum” reúne blocos de carnaval para doação de sangue | SECOM - 18/2/2019
Na tarde desta terça-feira, 19, a Fundação Hemominas ficará mais animada. Lá, o “Bem Comum”, projeto da Secretaria de Comunicação Social (SCS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), reunirá os principais blocos de carnaval da cidade para um ato de solidariedade: doar sangue. A campanha, denominada “Samba no pé e solidariedade na veia”, busca chamar atenção para a causa e incentivar foliões e pessoas que possam doar à prática do ato de amor ao próximo. O encontro acontecerá às 15 horas.

A assistente social do Hemocentro, Thaysi Ribeiro, explicou que esse período de festas e de férias costuma afastar os doadores: “Em decorrência das festas de final de ano e das férias, e agora, do carnaval, a tendência é o comparecimento reduzido de doadores. Por isso, a importância das campanhas para estimular as pessoas a doarem, para podermos garantir o estoque e o atendimento daquelas que precisam de transfusão, principalmente em feriados e datas comemorativas, quando a procura de sangue é maior, e as captações menores”.

Representantes dos blocos "da Imprensa" e “do Batom”, do “Guerreiras de Clara”, “Ingoma” e “Súbita” confirmaram presença. Qualquer grupo ou pessoa que tiver interesse em participar da campanha é bem-vindo. Basta comparecer à Fundação Hemominas e informar a intenção de doar sangue. Depois, publicar uma foto com as hashtags #Soudobem, #Hemominas e #BemComumjf ou marcar o perfil oficial do “Bem Comum JF” no Facebook.

Confira os critérios para doação

- Pessoas entre 16 e 69 anos. Entre 16 e 17 anos é preciso apresentar declaração padrão (modelo no site da Hemominas), assinada por um dos responsáveis, acompanhada de cópia de seu documento de identidade.Quem tiver mais de 60 anos só poderá doar caso tenha feito alguma doação de sangue antes de completar essa idade.

- Estar com boa saúde;

- Pesar acima de 50kg;

- Dormir bem na noite anterior à doação;

- Mulheres, mesmo se menstruadas, ou em uso de anticoncepcionais, podem doar;

- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

- Quem fez endoscopia, colonoscopia, broncoscopia (ou qualquer outro tipo de exame invasivo) deve esperar seis meses após a realização do exame;

- Não ter sido exposta a situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos;

- Quem tem piercing e tatuagem deve esperar 12 meses;

- É obrigatória a apresentação, no ato da doação, de documento original de identidade, com foto, emitido por órgão oficial;

- Não se deve doar sangue em jejum. Dar intervalo de três horas após o almoço;

- Homens podem doar a cada 60 dias, não ultrapassando quatro doações em 12 meses;

- Mulheres podem doar a cada 90 dias, não ultrapassando três doações em 12 meses;

- Quem se vacinou contra a febre amarela fica inapto(a) para doação por quatro semanas;

- Outros critérios serão avaliados pelo médico triagista no dia da coleta.

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e nos sábados, das 7 às 11 horas, ou até o fim das 90 senhas. Para mais informações, ligue 155, opção 8, ou acesse o site do Hemominas: www.hemominas.mg.gov.br.

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-7246.

26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
26/4/2024 - SS