NOTÍCIAS: SAU
JUIZ DE FORA - 13/12/2018 - 14:07

SAU doa mais de 1.300 óculos para projeto da Secretaria de Educação

Portal de Notícias PJF | SAU doa mais de 1.300 óculos para projeto da Secretaria de Educação | SAU - 13/12/2018
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o desempenho escolar de centenas de crianças e adolescentes de Juiz de Fora, a Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) doou, nesta quinta-feira, 13, mais de 1.300 óculos para a Secretaria de Educação (SE). A entrega foi realizada pelo prefeito Antônio Almas, pelo secretário de Atividades Urbanas, Eduardo Facio, e pelos fiscais de posturas. A secretária de Educação, Denise Franco, recebeu o material.

Na SE, há um serviço específico para auxiliar os alunos da rede municipal que precisam de óculos: o laboratório óptico. A coordenação do espaço é feita pela supervisora de Acompanhamento da Saúde Escolar, Sandra Batista, ligada ao Departamento de Inclusão e Atenção ao Educando (Diae). Alguns óculos serão destinados a crianças atendidas no Hemominas pelo projeto “Olho Vivo”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O início do processo para saber se os alunos precisam de correção visual são os testes de acuidade visual, aplicados por educadores e profissionais de saúde capacitados. Ao se verificar alguma dificuldade para enxergar, os estudantes são encaminhados a consultas médicas. O atendimento, que inclui a doação de óculos, influencia diretamente o rendimento escolar de crianças, adolescentes e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que poderia ser prejudicado por algum problema visual.

Já o projeto “Olho Vivo”, desenvolvido pela Faculdade de Enfermagem da UFJF, auxilia crianças que estão cursando o ensino fundamental, com parceria das escolas e dos pais dos estudantes. Em quatro anos, o projeto já atuou em oito instituições de ensino públicas. Além de doar os óculos, os profissionais orientam professores, para que auxiliem ainda mais os alunos que apresentam “deficit” nas salas de aula. Em agosto deste ano, a SAU já doou outros 1.064 óculos para a iniciativa da UFJF.

Fiscalização da SAU

Os itens doados são resultado de ações fiscais promovidas rotineiramente pelo Departamento de Fiscalização de Obras, Atividades Econômicas e Urbanas da SAU, que apreendeu a mercadoria de ambulantes clandestinos. O responsável pelos produtos tem, por lei, prazo de dez dias para resgatar o bem, desde que apresente nota fiscal e quite as multas devidas, taxas de apreensão e depósitos incidentes. Após esse período, o material apreendido, também segundo a lei, pode ser doado.

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Atividades Urbanas pelo telefone 3690-7454.

8/5/2024 - SS
PJF prepara atividades para o “Maio com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para todas as idades”
8/5/2024 - SETUR
“Caminhando pela História” disponibiliza ingressos gratuitos para visita à cervejaria Hofbauer