| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 9/11/2018 - 17:53



Parceria público-privada - Patrocínio da Unimed viabiliza “Corredor Cultural 2018”



Portal de Notícias PJF | Parceria público-privada - Patrocínio da Unimed viabiliza “Corredor Cultural 2018” | FUNALFA - 9/11/2018
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou nesta sexta-feira, 9, em entrevista coletiva à imprensa, que o “Corredor Cultural 2018” será realizado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, com mais de cem atrações em diversas regiões da cidade. A décima edição da maratona cultural foi viabilizada por meio de parceria com a Unimed Juiz de Fora, que atendeu ao “Edital de Chamamento Público para Captação de Patrocínio”, lançado pela Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa).

O prefeito Antônio Almas destacou que, mais que garantir a continuidade de evento já consolidado no calendário cultural da cidade, o momento carrega significado especial, por ser a primeira parceria público-privada formalizada pelo município na área de cultura. Ele elogiou o pioneirismo da Unimed Juiz de Fora, que se colocou como parceira consciente de seu papel social, sensível para a importância de investir na cultura local e capaz de entender o alcance desse investimento: “Empregar recursos em cultura é investir em saúde pública. Cultura é sinônimo de qualidade de vida, bem-estar, evita o adoecimento físico, psíquico e social. Uma cidade que não se abre para o setor cultural estabelece uma patologia."

O presidente da Unimed Juiz de Fora, Hugo Borges, destacou a convergência de interesses da Prefeitura e da cooperativa de médicos, que completa 45 anos de atuação na cidade e mantém 1.500 cooperados: "Para a Unimed Juiz de Fora, a oportunidade de contribuir para realização do ‘Corredor Cultural’ reforça o nosso compromisso de oferecer assistência à saúde diferenciada. Estamos muito felizes. Cuidar da vida é arte, e, com esta parceria, praticamos dois princípios básicos do cooperativismo: a intercooperação e a preocupação com a sociedade.”

Hugo Borges observou que a verba destinada ao "Corredor Cultural" não representa gasto extra para a Unimed, sendo, na prática,destinação de recursos devidos em imposto para atividade local. Tanto Almas quanto Borges destacaram que esta é a primeira de muitas parcerias entre as duas instituições. O prefeito afirmou aindater expectativa de que a iniciativa da Unimed encontre eco em outras empresas e pessoas jurídicas, de modo a aumentar a destinação do imposto de renda devido para os eventos culturais no município: "Fazendo isso, o recurso que iria para o Governo Federal fica na própria cidade, permitindo que todos usufruam diretamente de seus benefícios, e possam fiscalizar sua aplicação."

Presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concult), Fernanda Cruzick manifestou a satisfação da classe artística com o novo modelo de incentivo à arte na cidade. O superintendente da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), Zezinho Mancini, explicou que a programação do “Corredor Cultural” está sendo finalizada e vai priorizar os eventos selecionados a partir do cadastro de propostas, lançado pela fundação no primeiro semestre: “Será mantido o formato múltiplo e eclético, que contemple as mais variadas expressões artísticas”.

Tradicionalmente, o "Corredor Cultural" acontece em maio, celebrando o aniversário de Juiz de Fora (dia 31). Em 2018 o evento chegou a ser lançado, mas foi cancelado devido às restrições causadas, na época, pela greve dos caminhoneiros. Reprogramado para setembro, esbarrou no agravamento da crise financeira, não havendo condições para sua execução apenas com recursos do tesouro municipal. “O Edital de ‘Chamamento de Patrocínio’ foi, portanto, a alternativa para garantir a edição deste ano. Por coincidência feliz, a programação marcará o aniversário da Funalfa, que completará 40 anos em dezembro, além de homenagear o centenário do Paço Municipal, sede da fundação e um dos prédios mais emblemáticos da arquitetura e da história de Juiz de Fora”, afirmou Zezinho.

Foto: Carlos Mendonça





* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044.



 IMPRIMIR 
26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
Nota de pesar
26/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
26/4/2024 - EMPAV
Recomposição asfáltica: Prefeitura atende mais de 40 bairros em cinco dias
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU: Projeto antirracista do Grupo Nzinga terá primeira contação de histórias de 2024
26/4/2024 - SAS
Usuários de Centros de Centro de Convivência assistem à peça “Fuxico”
26/4/2024 - SE
PJF e ArcelorMittal entregam óculos para estudantes da E. M. Profa. Dilamar Carvalho dos Santos
26/4/2024 - SG
PJF promove edição especial do Rua de Brincar em comemoração ao Dia do Trabalhador na quarta, 1°de maio
26/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza palestras educativas em escola estadual
26/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para vidraceiro e outras oportunidades
26/4/2024 - PROCON
Procon apreende cerca de 130 kg de alimentos impróprios para consumo em supermercado
26/4/2024 - SESMAUR
Prefeitura interdita estabelecimento no Alto dos Passos por perturbação de sossego
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU abre inscrições para 110 vagas gratuitas em oficinas de cultura e esporte
26/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Linhares neste sábado, 27
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2