NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 18/5/2018 - 14:01

“Cidade inteligente” será tema de Hackathon realizado em Juiz de Fora

Portal de Notícias PJF | “Cidade inteligente” será tema de Hackathon realizado em Juiz de Fora | SEDETTUR - 18/5/2018
Pessoas interessadas em propor soluções eficientes para promover melhorias na cidade já podem se inscrever para a maratona tecnológica “Hackathon – JF Inteligente”, que acontecerá de 8 a 10 de junho, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), durante o “Sebrae Exchange”. O evento é voltado para profissionais e estudantes de diversas áreas, inseridos nas categorias “Desenvolvedor” (Ciência da Computação, Tecnologia da Informação, afins), “Business” (Economia, Administração e afins) e “Designer” (Artes e Design e afins). As inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 29, pelo link.

Durante o final de semana, os participantes se dividirão em equipes e receberão temas para a construção de soluções tecnológicas que visem a promover a melhoria da infraestrutura urbana e tornar a cidade melhor para se viver. “Foram levantadas demandas que existem no município e vamos lançar o desafio para que as pessoas resolvam alguns desses problemas”, explica a analista técnica do Sebrae, Camila Villela.

No final, as propostas serão apresentadas para uma banca de jurados composta por pessoas indicadas pelos organizadores. Serão avaliados os critérios: Relevância com o tema e subtema propostos, Originalidade, Escalabilidade, Usabilidade, Design, Funcionalidade, Desempenho na apresentação do projeto, Qualidade da equipe e da Clareza na apresentação do projeto (pitch). Os três primeiros lugares serão premiados em cerimônia marcada para o domingo.

“Este é o primeiro hackathon voltado para o tema de cidades inteligentes de Juiz de Fora e excelente oportunidade para que estudantes com potencial diferenciado e profissionais proponham soluções que depois poderão melhorar a qualidade de vida do cidadão. Além disso, vão poder melhorar sua capacidade empreendedora, aumentar o seu networking e viver uma experiência realmente diferenciada”, observa o agente de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado de Minas Gerais (Sedectes), Jeremias Rodrigues.

A gerente do Departamento de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Leila Abrahão, avalia que “o apoio a iniciativas como esta vem ao encontro das diversas ações da Prefeitura para transformar a cidade em ‘município inteligente’, modernizando procedimentos e os canais de atendimento e prestação de serviço aos cidadãos”.

O “Hackathon – JF Inteligente” é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Regional Zona da Mata e Vertentes, Sedectes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) e Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), com o apoio da PJF.

Sobre o Sebrae Exchange

Realizado pelo Sebrae Minas, o evento estimula a criação de negócios inovadores, apresenta soluções e tendência do mercado e oferece capacitações para quem quer empreender nos segmentos de tecnologia e inovação.

O valor da inscrição para o “Hackathon – JF Inteligente” é de R$40, sendo obrigatória a inscrição no Sebrae Exchange – Temática Smart City, que é gratuito.

Confira o regulamento do “Hackathon – JF Inteligente” neste link.

* Informações com a assessoria de comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.

29/4/2024 - SESUC
Novos cursos profissionalizantes beneficiam acautelados e acauteladas
29/4/2024 - DEMLURB
Adoção responsável: Nove pets ganharam uma nova família em ação do Canil Municipal