NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 26/4/2018 - 15:53

Saúde do Trabalhador realiza evento para promoção do “Abril Verde”

Portal de Notícias PJF | Saúde do Trabalhador realiza evento para promoção do “Abril Verde” | SS - 26/4/2018
Cento e cinquenta pessoas, entre assistentes sociais, psicólogos, gestores de saúde e estudantes participaram de evento em comemoração ao “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho”, a ser celebrado no próximo dia 28. A ação, organizada pelo Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Dvisat) e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), na quarta-feira, 25, teve como principal objetivo promover o projeto "Abril Verde" e conscientizar sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho.

A gerente do Dvisat, Míriam Monteiro, explicou que o adoecimento mental atualmente é a terceira maior causa de afastamento do trabalho, só perdendo para lesões osteomuscular e traumáticas: “Esse aumento se deve à exigência produtiva das empresas, o que causa tensão e estresse no funcionário e, como consequência, o adoecimento.”

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Hudson Machado Guimarães, ressaltou o grande número de acidentes notificados: “Mais de 700 mil acidentes de trabalho ocorrem anualmente no Brasil, e mais de 2.700 trabalhadores perdem suas vidas exercendo atividades laborais.” Ele também destacou a relevância do "Abril Verde", que tem como objetivo evidenciar a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Já a professora e chefe do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Edelvais Keller, palestrou sobre a relação entre saúde mental e o ambiente de trabalho. Ela explicou o papel que os psicólogos vêm exercendo nos últimos anos, apontou riscos para saúde mental no ambiente de trabalho e ainda revelou fatores que podem gerar distúrbios psíquicos: “Nenhum psicólogo consegue saber até quando o trabalhador aguenta determinada situação laboral, portanto, cabe às empresas estimularem um ambiente saudável a todos os seus funcionários.”

O trabalhador deve procurar o Dvisat, caso se sinta adoecido por causa da sua profissão, para assim ser avaliado por equipe multiprofissional, que determinará se a enfermidade realmente é de procedência laboral. “É importante que o trabalhador venha até o departamento, porque muitas vezes a empresa não reconhece que essa doença está relacionada ao trabalho, e o funcionário acaba perdendo o emprego sem saber dos seus direitos. Aqui ele receberá toda orientação e assistência”, esclareceu Míriam.

O Dvisat possui três pilares de atuação: acolhimento, assistência e vigilância em saúde. No departamento, os trabalhadores são orientados sobre seus direitos, têm atendimento multidisciplinar, garantindo a atenção àqueles que enfrentam algum tipo de doença relacionado ao trabalho. Está localizado no prédio da Vigilância em Saúde, Avenida dos Andradas, 475, Centro. Outras informações pelo telefone 3690-7466.

* Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 ou 7389.

8/5/2024 - SETUR
“Caminhando pela História” disponibiliza ingressos gratuitos para visita à cervejaria Hofbauer
8/5/2024 - SE
Crianças da E. M. Padre Caetano aprendem matemática e português de um jeito divertido