NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 15/12/2017 - 16:10

Demlurb encerra semana de prevenção de acidentes de trabalho

Portal de Notícias PJF | Demlurb encerra semana de prevenção de acidentes de trabalho | DEMLURB - 15/12/2017
Na manhã desta sexta-feira, 15, funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) dedicaram seu tempo ao conhecimento e à informação. O último encontro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) contou com a participação da enfermeira do Hospital de Pronto Socorro (HPS), Ana Cláudia Bastos, que conduziu palestra sobre risco biológico. “O acidente de trabalho precisa ser notificado, pois envolve duas situações de risco: saúde e direito trabalhista”, relatou ela, em sua palestra. Ana Cláudia, que atua há 28 anos como enfermeira, e faz parte da equipe de Protocolo de Atendimento ao Risco Ocupacional e Sexual (Parbos) do HPS, falou também sobre as doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e sífilis, formas de prevenção e tratamento.

Dúvidas como o tempo de manifestação do HIV, transmissão da doença, riscos de contaminação com o manejo do lixo hospitalar e as melhores formas de armazenamento de material com possível contaminação foram levantadas pela plateia. Segundo o técnico de segurança do trabalho, Jorge Barros, através do Sipat é possível despertar o alerta e cuidado: “Nosso maior objetivo é promover a informação sobre a segurança no trabalho e doenças ocupacionais. O tema, risco biológico, por exemplo, o Ministério do Trabalho solicita para que todas as empresas, públicas ou privadas, falem sobre ele”.

Com objetivo de atender maior número de funcionários, a Sipat foi realizada em diferentes unidades do departamento, com início no dia 11. Para a trabalhadora do setor de fiscalização do Demlurb, Fernanda de Oliveira, essa iniciativa é muito importante para a conscientização e informação: “Hoje ouvimos sobre hepatite, vacinação e cuidados. Temos contato direto com o lixo, e essas informações são muito valiosas”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb, pelo telefone 3692-3537.

7/5/2024 - SETUR
PJF e Corpo de Bombeiros fazem workshop para produtores de eventos
7/5/2024 - SS
PJF amplia público da vacinação contra a Influenza para maiores de seis meses nesta quarta-feira, 8