NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 19/5/2017 - 18:21

Lei Murilo Mendes: jovens registram em vídeo a história do Bairro Santa Cândida

Portal de Notícias PJF | Lei Murilo Mendes: jovens registram em vídeo a história do Bairro Santa Cândida | FUNALFA - 19/5/2017
A origem e o crescimento do Bairro Santa Cândida, na zona leste de Juiz de Fora, são contadas no documentário “Íris da Candinha”, produzido por estudantes da escola municipal do bairro, com financiamento da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. A produção, coordenada por Lilian de Souza, tem duração de 23 minutos e será lançada no domingo, 21, às 10h30, na própria escola, que fica na Rua Jorge Raimundo, 531. A entrada é franca.

Segundo Lilian, “Íris da Candinha” é o desdobramento de um projeto que teve como objetivo principal desconstruir o estigma de que o Santa Cândida é um local violento e pobre. Ela conta que os próprios estudantes absorviam esse preconceito e repetiam que ‘o bairro só tem bandido’. “Todo o legado dos pais e avós desses jovens era renegado. Então, decidimos ir a campo, ouvir as histórias dos moradores, mostrar quem são essas pessoas e quais são seus valores”.

O trabalho foi realizado entre setembro de 2016 e fevereiro deste ano, mobilizando seis alunos do cursinho popular mantido pela escola. Em março, o vídeo foi finalizado.

Lilian explica que foram realizadas oficinas de produção de vídeo, com recursos acessíveis, como celulares e “tablets”. Além de aprenderem a parte tecnológica, os participantes foram orientados sobre o levantamento da história do bairro, valorizando a vivência de moradores antigos e a memória coletiva.

Seis depoimentos foram selecionadas para o audiovisual, incluindo duas das moradoras mais antigas, a filha e o neto de uma delas, além de dois professores da escola. O nome do documentário – “Íris da Candinha” – é o título de um poema criado por um dos docentes em homenagem ao bairro.

O Santa Cândida começou a ser ocupado no início do século passado, por moradores de outras cidades que chegavam em busca de emprego. Sem condições para se instalar em outra parte, eles começaram a ocupar a região. “No processo de crescimento, as mulheres tiveram uma participação ativa no que se refere à reivindicação de benefícios e infraestrutura para o bairro, inclusive equipamentos, como a escola municipal,” destaca Lilian. Ela conta, ainda, que está trabalhando em uma agenda de exibição em outros pontos do bairro e fora dele.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.

20/6/2018 - SE
Grupo de estudos “Mídia Educação” realiza atividade de formação sobre “robótica educativa”
20/6/2018 - SESUC
Guarda Municipal e Polícia Civil realizam blitz contra drogas no Parque Halfeld
Tupi enfrenta o Bragantino sábado no Estádio Municipal às 16 horas
20/6/2018 - SEDETTUR
“Seu Emprego JF” divulga novas oportunidades nesta quarta-feira
20/6/2018 - SEL
Definidos os semifinalistas do futebol de campo nos “Jogos Intercolegiais”
“Jogos Intercolegiais” - SEL divulga resultados oficiais da natação
20/6/2018 - SE
“Grupo de Estudos” da SE realiza releitura do livro “Margarida, Coisa Mais Querida!”
20/6/2018 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu festeja São João com “aulão de ritmos e quadrilha maluca” no parque
20/6/2018 - SCS
Ação reforça campanha de doação de agasalhos no início do inverno e “Dia da Música”