NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 19/5/2017 - 18:21

Lei Murilo Mendes: jovens registram em vídeo a história do Bairro Santa Cândida

Portal de Notícias PJF | Lei Murilo Mendes: jovens registram em vídeo a história do Bairro Santa Cândida | FUNALFA - 19/5/2017
A origem e o crescimento do Bairro Santa Cândida, na zona leste de Juiz de Fora, são contadas no documentário “Íris da Candinha”, produzido por estudantes da escola municipal do bairro, com financiamento da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. A produção, coordenada por Lilian de Souza, tem duração de 23 minutos e será lançada no domingo, 21, às 10h30, na própria escola, que fica na Rua Jorge Raimundo, 531. A entrada é franca.

Segundo Lilian, “Íris da Candinha” é o desdobramento de um projeto que teve como objetivo principal desconstruir o estigma de que o Santa Cândida é um local violento e pobre. Ela conta que os próprios estudantes absorviam esse preconceito e repetiam que ‘o bairro só tem bandido’. “Todo o legado dos pais e avós desses jovens era renegado. Então, decidimos ir a campo, ouvir as histórias dos moradores, mostrar quem são essas pessoas e quais são seus valores”.

O trabalho foi realizado entre setembro de 2016 e fevereiro deste ano, mobilizando seis alunos do cursinho popular mantido pela escola. Em março, o vídeo foi finalizado.

Lilian explica que foram realizadas oficinas de produção de vídeo, com recursos acessíveis, como celulares e “tablets”. Além de aprenderem a parte tecnológica, os participantes foram orientados sobre o levantamento da história do bairro, valorizando a vivência de moradores antigos e a memória coletiva.

Seis depoimentos foram selecionadas para o audiovisual, incluindo duas das moradoras mais antigas, a filha e o neto de uma delas, além de dois professores da escola. O nome do documentário – “Íris da Candinha” – é o título de um poema criado por um dos docentes em homenagem ao bairro.

O Santa Cândida começou a ser ocupado no início do século passado, por moradores de outras cidades que chegavam em busca de emprego. Sem condições para se instalar em outra parte, eles começaram a ocupar a região. “No processo de crescimento, as mulheres tiveram uma participação ativa no que se refere à reivindicação de benefícios e infraestrutura para o bairro, inclusive equipamentos, como a escola municipal,” destaca Lilian. Ela conta, ainda, que está trabalhando em uma agenda de exibição em outros pontos do bairro e fora dele.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.

Trend Connection terá palestra com o consultor de moda e imagem Arlindo Grund
13/5/2024 - FUNALFA
Fórum da Cultura sedia o lançamento do livro infantil "3 Robôs"
13/5/2024 - SEDIC
Evento sobre desafios e oportunidades de geração de renda para pessoas trans acontece nesta quarta-feira
13/5/2024 - CESAMA
Troca de registros em rua do Bairu pode afetar fornecimento de água em bairros da região nesta quarta, 15
13/5/2024 - SETUR
Colégio Santa Catarina será o quinto local a ser visitado pelo projeto “Caminhando pela História”
13/5/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: 3 jogos fecham a 7ª rodada
13/5/2024 - SMU
Dia Nacional dos Agentes de Trânsito – Cerimônia e vídeo nas redes sociais marcam a data
13/5/2024 - SS
PJF celebra Dia Nacional da Luta Antimanicomial
13/5/2024 - SE
Escola Municipal Áurea Bicalho promove a 1ª Semana da Matemática
13/5/2024 - EMPAV
Brilha JF: Iluminação LED especial é inaugurada na Ponte Wilson Coury Jabour Jr.
13/5/2024 - EMPAV
Prefeitura conclui pavimentação da Rua Sebastião Martins Barbosa, no bairro Cachoeira
13/5/2024 - SEDH
Alunos do CPC visitam campus da UFJF e conhecem mais sobre cursos