| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 13/5/2016 - 19:15

Portal de Notícias PJF | 1ª Mostra de Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF começa na segunda-feira | FUNALFA - 13/5/2016
Eles estão imersos no universo das artes e dispostos a experimentar diversas opções estéticas no campo cinematográfico. Trinta curtas produzidos por alunos do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) integram a programação da 1ª Mostra de Cinema e Audiovisual (Mocina) do Seminário Interno de Pesquisa em Artes e Design (Sipad). O evento acontecerá entre os dias 16 a 20, na sala de cinema do Instituto, com entrada gratuita. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa).

Para cada dia de sessão foi definido um tema: “Das Mulheres Para o Mundo”, “Devaneios”, “Por Aí” e “Pequenos Notáveis”. Os curtas, relacionados às temáticas propostas, serão exibidos a partir das 17 horas, sendo que a abertura, no dia 16, acontecerá às 16h30, com um cine-concerto do músico turco Chadas Ustuntas. Após cada sessão, sempre às 18 horas, acontecerão debates, com o auxílio de mediadores, entre os realizadores das produções e pesquisadores da área do cinema.

Com exceção da mostra “Panorama”, que acontecerá na sexta-feira, o evento é competitivo e premiará os curtas nas modalidades “Documentário” e “Ficção”. O primeiro lugar na categoria documentário receberá entrada gratuita nas palestras do “Painel Audiovisual”, promovido pela Impulso Hub e Produtora Valentina. O premiado em ficção ganhará uma diária de iluminação, fornecida pela produtora Impulso Hub. Nas duas categorias também haverá menção honrosa, e todos os premiados ganharão um kit, contendo filmes, livros, bolsa e outros itens.

Um dos curadores e membro do júri, Guilherme Rezende Landim, explicou que a exibição dos curtas, de forma temática, tem por finalidade facilitar a troca de experiências, por meio dos debates: “A intenção é levantar provocações sobre o que os alunos estão produzindo e o que eles têm pensado a respeito da estética do cinema”. Ele ressaltou que os trabalhos desenvolvidos pelos alunos se configuram como forma de experimentação, e são, portanto, ensaio para outras produções.

O público poderá conferir produções bastante plurais. É o que garante uma das curadoras e organizadoras da mostra, Mariana Tolentino: “As obras tratam de questões diversas, como os protestos e reivindicações do apoio estudantil (março/2015), rompimento da barragem em Mariana e suas implicações e valorização da cultura afro-brasileira”. Um dos destaques da programação vai para o curta “Elegia”, exibido na 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Confira a programação completa em anexo

Texto: Bruno Luis Barros

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044 / facebook.com/funalfa.

23/2/2024 - PROCON
Procon interdita seis instituições financeiras com irregularidades
23/2/2024 - PREFEITURA
Dados do IBGE confirmam qualidade nos serviços de água e esgoto em Juiz de Fora