NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 4/5/2016 - 18:25

Portal de Notícias PJF | No CCBM: artista plástico italiano chega a Juiz de Fora nesta quinta-feira com exposição “Saudades do Éden” | FUNALFA - 4/5/2016
Em meio à aparente desordem do mundo moderno, o artista plástico italiano Guido Boletti, radicado no Brasil desde 1990, acredita que é possível transcender as dificuldades do dia a dia e enxergar a vida de forma positiva. Tal mote deu origem à exposição “Saudades do Éden”, com abertura marcada para quinta-feira, 5, às 18 horas, na Galeria Arlindo Daibert, do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro).

Ao todo, são 19 telas com pintura acrílica e tamanhos que variam de 60cm x 60cm a 2,40m x 1m. Com a proposta de guiar os visitantes pelo Éden em busca de uma felicidade perdida ou esquecida, o artista usa cores vibrantes e fortes, com traçado que mistura abstração e figuração. Nesse sentido, há a intenção de criar um clima nostálgico e saudosista capaz de estimular o público a vislumbrar o Éden perdido dentro de cada um. “Acredito que é o nosso olhar que faz o mundo. Há sempre algo de bom para ser visto. Mesmo em meio ao caos, há pequenos paraísos”, afirma Guido.

Durante o processo de construção do trabalho, o artista teve como inspiração o livro “Cidades Invisíveis”, de Ítalo Calvino. Na obra, o autor fala do “inferno dos vivos”, no qual é possível “reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço”. Logo, Guido complementa a ideia do autor, enfatizando que é necessário vislumbrar o “Jardim”, o bem existente e passível de ser preservado. O “Éden” não seria somente um lugar, mas uma condição. Nele, o homem se tornaria completo.

“Saudades do Éden” fica em cartaz no CCBM até 29 de maio. A visitação acontece de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas, com entrada franca.

:: O artista

Artista plástico autodidata, Guido Boletti nasceu em Milão (Itália). No início da carreira, conviveu com mestres italianos de renome internacional, como Renzo Margonari e Emilio Tadini. Em 2013 e 2014, participou, respectivamente, de shows de Mafalda Minnozzi e do pianista Gino Martieli. Em ambas as apresentações, Guido fez uma intervenção artística com a criação de pinturas ao vivo.

Seu trabalho inclui pintura, vitrais, cerâmica, serigrafia, joias, ilustrações para capas de CD`s e livros infantis. Nos últimos anos, desenvolveu um percurso de pintura ao vivo em forma de happenings em espaços públicos, televisivos e teatrais. A biografia completa e acervo do artista podem ser conferidos no site guidoboletti.net/artista.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044.

10/5/2024 - PREFEITA
Prefeitura instala vigas metálicas no Viaduto Roza Cabinda
10/5/2024 - SAS
Centro de Convivência São Benedito trabalha fortalecimento de vínculos no núcleo familiar e na comunidade