| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITO
JUIZ DE FORA - 27/10/2015 - 18:39



Centro de Controle e Monitoramento e parceria com Waze são lançados pela PJF



Portal de Notícias PJF | Centro de Controle e Monitoramento e parceria com Waze são lançados pela PJF | PREFEITO - 27/10/2015
Foi lançado nesta terça-feira, 27, pelo prefeito Bruno Siqueira, o Centro de Controle e Monitoramento (CCM) da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Lá, foi anunciada, também, a parceria com o Waze, ação pioneira na cidade, que integrará o novo CCM.

Durante o evento, que aconteceu na Escola de Governo, foram divulgados os detalhes da parceria com o aplicativo, através do secretário Rodrigo Tortoriello, da Settra, e do gerente de parcerias do Waze, Miguel Guevara Torres, que participou direto dos Estadpos Unidos, via videoconferência.

Os participantes do evento tiveram também a oportunidade de conhecer as instalações do CCM. O centro contará com dez câmeras instaladas em cruzamentos estratégicos da cidade, acompanhando em tempo real o tráfego, sendo que três já estão instaladas e em funcionamento. Elas estão nas avenidas Barão do Rio Branco, esquina com Brasil (margem direita) e com Getúlio Vargas, e na Presidente Itamar Franco, próxima à Praça Antônio Carlos.

Segundo Bruno Siqueira, o grande diferencial da iniciativa é o convênio da PJF com o Google, proprietário do Waze, que proporcionará a inclusão de dados da Settra. O prefeito destacou, também, a inauguração do CCM e as câmeras de monitoramento. “Estamos em fase de teste, antes de disponibilizarmos os dez pontos com as câmeras, que vão fazer a vigilância do trânsito, para que todo cidadão juiz-forano possa, através da internet, ter as imagens em tempo real. Tivemos um grande aumento no número de veículos em Juiz de Fora. Por isso, estamos buscando ferramentas tecnológicas, além das obras de infraestrutura. Esse processo de informatização e inovação são ideias novas, que estamos trazendo para o município, com o intuito de auxiliar as pessoas e planejar melhor a mobilidade urbana da nossa cidade”.

Rodrigo Tortoriello ressaltou que a tecnologia tem sido aliada no processo de solução de problemas urbanos: “Buscamos essa parceria inovadora com o Waze, porque entendemos que é mais uma fonte rica de informação para o planejamento do trânsito de Juiz de Fora. O uso da tecnologia para solucionar problemas verificados nas grandes e médias cidades do mundo inteiro tem sido cada vez mais recorrente. Vislumbramos o aplicativo Waze como mais uma ferramenta, associada às outras que já estamos implantando, para buscar soluções e melhoria da mobilidade urbana em Juiz de Fora. Somos a quarta cidade do país e uma das 50 do mundo a realizar esta parceria. A partir disso, a gente espera ter mais ferramentas e informações para ajudar no planejamento de circulação e na informação ao usuário, tentando reduzir os desconfortos causados pelo trânsito”.


Sobre o Waze

Juiz de Fora é a quarta cidade do país a realizar a parceria com o Waze, juntando-se ao Rio de Janeiro, Vitória e Petrópolis. O aplicativo foi desenvolvido para compartilhar informações sobre o trânsito, dentro do Programa “Cidadãos Conectados”, que permite alcançar maior eficiência, acessar dados para análises e indicar rotas mais livres para os cidadãos de Juiz de Fora.

A parceria com o Waze permitirá também a comunicação entre a Settra e os usuários de veículos automotores que estão circulando nas vias diariamente, além de possibilitar o abastecimento de informações por parte da Settra, recebidas dos diversos sistemas que vêm sendo implantados ao longo desta administração, como o GPS, o Infotrans, o “No Ponto” e o sistema de monitoramento por câmeras. O sistema é gratuito e interativo.


Juiz de Fora em números

De acordo com dados divulgados em setembro deste ano pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de Juiz de Fora já soma 239.422 veículos. Conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada da cidade em 2015 é de 555.284 habitantes, o que significa que Juiz de Fora tem hoje um carro para cada 2,32 pessoas.

Nos últimos dez anos, a quantidade de veículos na cidade mais que duplicou. Em 2005, a cidade contava com 501.153 habitantes e 112.887 veículos, o que significa que o município teve um aumento de 10,8% em relação ao número de habitantes e 112% em relação ao de veículos.


Centro de Controle e Monitoramento

O CCM será responsável pela supervisão, pelo monitoramento e pela operação do funcionamento do trânsito na cidade. Receberá e disponibilizará informações em tempo real sobre as condições das vias, dos serviços e intervenções realizadas, estando apto, também, a intervir através de sistemas e equipamentos de comunicação de dados e voz. Receberá dados e informações que caracterizem a oferta e demanda dos serviços, armazenando-os para análises posteriores ou em tempo real.

Com o CCM será possível, de forma sistemática, organizar os dados de operações realizadas na prestação dos serviços, permitindo a geração de uma base de informações e dados de grande valia para a mobilidade urbana. O CCM contará com câmeras, que irão monitorar e supervisionar os principais cruzamentos. Confira todos os locais de instalação:

1. Av. Rio Branco com Av. Brasil (margem direita)

2. Av. Rio Branco com Av. Francisco Bernardino

3. Av. Rio Branco com Av. Getúlio Vargas

4. Av. Rio Branco com Rua Floriano Peixoto

5. Av. Rio Branco com Av. Pres. Itamar Franco

6. Av. Rio Branco com Av. Dr. José Procópio Teixeira

7. Av. Presidente Itamar Franco com Rua Monsenhor Gustavo Freire

8. Av. Presidente Itamar Franco – Praça Antônio Carlos

9. Av. Francisco Bernardino com Rua Marechal Deodoro

10. Av. Francisco Bernardino com Benjamin Constant

Outra funcionalidade do sistema é a exibição, para o usuário online, das imagens do trânsito, ao mesmo tempo em que são apresentadas nas telas da central. O endereço online ainda será divulgado.

FOTO: Gil Velloso



* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.



 IMPRIMIR 
26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
Nota de pesar
26/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
26/4/2024 - EMPAV
Recomposição asfáltica: Prefeitura atende mais de 40 bairros em cinco dias
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU: Projeto antirracista do Grupo Nzinga terá primeira contação de histórias de 2024
26/4/2024 - SAS
Usuários de Centros de Centro de Convivência assistem à peça “Fuxico”
26/4/2024 - SE
PJF e ArcelorMittal entregam óculos para estudantes da E. M. Profa. Dilamar Carvalho dos Santos
26/4/2024 - SG
PJF promove edição especial do Rua de Brincar em comemoração ao Dia do Trabalhador na quarta, 1°de maio
26/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza palestras educativas em escola estadual
26/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para vidraceiro e outras oportunidades
26/4/2024 - PROCON
Procon apreende cerca de 130 kg de alimentos impróprios para consumo em supermercado
26/4/2024 - SESMAUR
Prefeitura interdita estabelecimento no Alto dos Passos por perturbação de sossego
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU abre inscrições para 110 vagas gratuitas em oficinas de cultura e esporte
26/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Linhares neste sábado, 27
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2