NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 23/9/2011 - 11:46

Estresse e depressão podem ser evitados por meio de atividades que promovem convivência

Com o objetivo de evitar sentimentos negativos como estresse e raiva - responsáveis, muitas vezes, pela solidão ou doenças como a depressão - algumas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) da Secretaria de Saúde, desenvolvem atividades junto à comunidade de referência, trabalhando o conceito ampliado de saúde. Grupos de convivência como os de climatério, caminhada, idosos, confecção de artesanato e ginástica são algumas das iniciativas que as Uaps da Vila Olavo Costa, Ipiranga, Jardim Natal, São Pedro, Linhares, Parque Guarani, entre outras, realizam para preencher a vida de muitas pessoas, promovendo saúde.

De acordo com o cardiologista do Serviço de Controle Hipertensão, Diabetes e Obesidade (Schdo), Darcílio de Souza Filho, solidão, estresse e ansiedade podem desencadear algumas doenças como as cardiovasculares, depressões ou neoplasias. “A baixa na imunidade do organismo, causada pela depressão, pode ser fator de risco para o desenvolvimento do câncer. Neste caso, devem ser considerados, ainda, outros critérios associados, como o componente genético e alimentação”, exemplifica o médico.

Na Vila Olavo Costa, o grupo de climatério “Turma da Boa Idade” existe há sete anos, e as participantes têm entre 40 e 84 anos. Por meio de atividades lúdicas, são repassadas informações pertinentes à prática de hábitos saudáveis, reduzindo o uso de medicamentos, estresse e peso. “As sintomatologias características do climatério são amenizadas à medida que são trabalhados exercícios físicos, alongamentos e boas práticas alimentares”, explica a enfermeira da unidade, Grácia Maria Fonseca Aguiar.

Outro grupo que estimula a convivência e atividades físicas para os usuários de referência é o de caminhada no Bairro Ipiranga. Implantada na Uaps desde maio, a iniciativa é voltada para hipertensos de todas as faixas etárias que fazem parte dos grupos de controle da unidade. Há atividades às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 7h e 9h. Além das caminhadas, os usuários recebem orientações sobre novos hábitos alimentares e necessidade de realização de atividades físicas regulares. A técnica de enfermagem da Uaps, Juliana Costa Pereira, ajuda a coordenar as sessões e ressalta a importância da ação. “A atividade física está estreitamente ligada à liberação da serotonina, hormônio responsável pela regulação do humor”, observa.

Na Uaps de São Pedro, uma média de 15 pessoas participam do grupo de artesanato, desde março deste ano. Os encontros são às terças-feiras, a partir das 14h. “O grupo é uma terapia para os membros, que trocam ideias, experiências. É uma forma de preencher-lhes o tempo, evitando a solidão e consequente depressão”, observa a supervisora da unidade, Elizabeth Maria Dilly. Ela cita também o Grupo Antitabagista, que já está na quinta edição. “O objetivo principal do trabalho realizado dentro do conceito ampliado de saúde não é só cuidar da doença, mas também preveni-las”, finaliza.

Há um ano, a dona de casa Diana Maria David de Moura, de 40 anos, frequenta a oficina artesanal da Uaps do Parque Guarani “Viver com Arte”, com encontros todas as sextas. “Aos poucos, coloco em prática os ensinamentos que aprendo durante os cursos: sabão caseiro, perfume e bordados em fuxico”, conta Diana.

Outra frequentadora assídua do curso é a dona de casa Maria Helena Vicente Almeida, de 43 anos. “As pessoas que participam das oficinas são como se fossem da família. Além disso, é bom para distrair a cabeça”, diz Maria Helena. Ela complementa que o filho de nove anos a acompanha quando pode. “É bom quando ele vai, pois é mais atento que eu. Vive me corrigindo”, observa a dona de casa.

*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123/7389.

20/5/2024 - SF
PJF divulga lista dos vencedores do sorteio da Nota Fiscal Premiada do Dia das Mães
20/5/2024 - SEDIC
Reabertura da exposição “Costurando Vidas” celebra o Dia da Costureira em Juiz de Fora